Eu sempre quis que o meu computador fosse tão fácil de usar como o meu telefone, o meu desejo foi realizado pois eu já não consigo descobrir como usar o meu telefone.

Criando jogo MMORPG – Parte 2

MMORPG parte 2

Neste tutorial iremos fazer a tela de abertura do nosso game, vamos lá!

Crie uma nova cena, vá a File/New Scene ou simplesmente de CTRL+N.

Salve a cena (CTRL+S) com o nome de abertura.

Vamos agora fazer aparecer o logo do desenvolvedor, antes de qualquer coisa vamos criar uma ima imagem png que ira aparecer na abertura, no meu caso criei uma imagem simples usando o photoshop.

OBS: Faça uma imagem com tamanho de 640×480, não se esqueça de deixar com fundo transparente caso deseje, salve no formato png em qualquer pasta.

Agora importe para o Unity, basta arrastar a imagem salva para a pasta Project do Unity.

Selecione a imagem importada na janela Project e vá em GameObject/Create Other/GUI Texture, você verá que sua imagem ficara no centro da tela Scene e também na Game, além disso foi criado um objeto novo com o nome da sua imagem.

Salve e teste.

Animando

Vamos agora animar a imagem, crie um novo javascript e renomei-o  para animaLogo, clique 2x e cole o seguinte código.


//Anima logo - Emerson Reis

//Variavel que diz para o script quando mostrar a tela de login

private var mostraLogin:boolean =  false;

function Start () {

//coloca a imagem como alpha 0

gameObject.GetComponent(GUITexture).color.a = 0;

//chama a animação

anime(gameObject.GetComponent(GUITexture));

}

function anime(gt:GUITexture){

//Faz efeito de alpha para aparecer

while(gt.color.a < .5){

gt.color.a+=0.01;

yield WaitForSeconds(0.1);

}

//Espera 2 segundos

yield WaitForSeconds(2);

//faz efeito de alpha para desaparecer

while(gt.color.a > 0){

gt.color.a-=0.01;

yield WaitForSeconds(0.1);

}

//libera para mostrar a tela de login

mostraLogin = true;

}

private var nome : String = "digite seu nome aqui";

function OnGUI ()

{

//caso não seja hora de mostrar sai

if(!mostraLogin)return;

//cria uma área no centro da tela

GUI.BeginGroup(Rect(Screen.width/2-75,Screen.height/2-50,150,100));

//cria um quadrado preto

GUI.Box(Rect(0,0,150,100),"Login");

//crua um layout vertical

GUILayout.BeginVertical();

GUILayout.Label("");

//escreve o textio nome

GUILayout.Label("Nome");

//caixa de texto

nome = GUILayout.TextField(nome);

GUILayout.EndVertical();

//coloca os dados na horizontal

GUILayout.BeginHorizontal();

//Aqui carrega a próxima cena

if(GUILayout.Button("Entrar")){

//grava na memoria o nome do jogador

PlayerPrefs.SetString("nome_jogador",nome);

//carrega a cena, escreva aqui o nome que vc salvou a cena anterior, feita no tutorial anterior, no meu caso cena1

Application.LoadLevel("cena1");

};

//fecha o jogo

if(GUILayout.Button("Sair")){

Application.Quit();

};

GUILayout.EndHorizontal();

GUI.EndGroup();

}

Salve, volte para o Unity e arraste este script para o objeto logo.

Não execute ainda, precisamos configurar o projeto para poder chamar as cenas nas seqüências corretas.

Vai em File/Build Settings ou de CTRL+SHIFT+B, a seguinte tela aparecerá.

Clique em Add Current para adicionar a cena atual ao registro de inicialização do projeto e em seguida arraste a cena criada no tutorial anterior, a tela deverá ficar assim:

Agora clique em Play (CTRL+P), assista a introdução do logo, coloque seu nome e clique em Entrar, você verá que a cena anterior com o jogo será carregada.

No próximo tutorial irei mostrar como fazer o personagem “assumir” o nome escolhido na tela criada neste tutorial, até lá.

121 Respostas

  1. vlw Emerson ^^

    23/08/2011 às 11:56

  2. O Emerson me Responde uma Coisa qual a Linguagem que e Criado os jogos e em C e C++?

    25/08/2011 às 14:12

    • Olá Rafa, me desculpe por não entrar mais no msn, na verdade não estou mais dando conta, bom a maioria das produtoras fazem em C nativo, mas isto esta cada vez mais diminuindo pelas facilidades que as outras linguagens (C++,C#,etc) trazem.
      Uma dica, aprendendo C praticamente você aprende C++ e C#.

      25/08/2011 às 16:21

  3. ou massa maninho ae quando vai ser tuto ensinando assumir o nome escolhido na tela

    25/08/2011 às 15:51

  4. Tudo bem Emerson Brigado pelos tutorial ^^ Quando vc poder entrar de novo e so me chamar ^^

    e o seu filho melhorou?

    25/08/2011 às 17:19

  5. danifilth

    muito bom cara conssegui fazer tudo sertinho muito obrigado

    26/08/2011 às 1:32

  6. Juninho

    ow emerson passa seu msn?

    27/08/2011 às 18:20

    • Olá, infelizmente não dou conta do msn, desculpa.

      29/08/2011 às 11:12

      • Ei eareis, uma pergunta, é possivel criar um jogo completo, com quests/missoes/items com Força,destresa,agilidade etc, magias?
        Pelo que eu pude perceber você intende bastante do assunto já trabalhou em algum lugar com desenvolvimento de GAMES MMORPG?
        Estes tutoriais que você sabe, i tem a boa vontade de compartilhar com os interessados , Você tem algum GAME Em particular desenvolvido por você? e quais requisitos que você recomenda para começar e rodar um projeto desses com banco de dado.
        aonde salva as contas, como se fosse um Archlord(Game) , criarconta,ranking,usuarios, etc. tudo que um Jogo precisa para ser reconhecido realmente como um Game de MMORPG Como o que eu citei acima (Archlord MMORPG)
        é possivel criar tudo isto com está plataforma que você mencionou ?
        i a principal pergunta.

        Oque você ganha ensinando a galera? com esta tua boa vontade de compartilhar os teus conhecimentos?

        me mande um email, tenho interesse em conversar com você ao-vivo . Skype > junior.fernandes.3597 ou junioriub2009@hotmail.com

        26/05/2014 às 13:19

  7. Emerson vlw mesmo por ta me ajudando

    quando vai sair a 3 parte?

    e quantas vai ser ao total?

    Brigado e Abraços ^^

    29/08/2011 às 13:02

  8. Junin

    Ola para equipe desse site! Alguem de vcs tem como me passar uma msn de contato só para min tirar umas duvidas sobre desinvolvimento de Games 3D, pois estou entrando nesse ramo agora.

    29/08/2011 às 17:57

    • Olá, não posso passar msn pois não dou conta de atender, mas se quiser poste sua dúvida que tentaremos ajudar.

      Hello, I can not pass msn account because I did not attend, but if you want to post your question we will try to help.

      29/08/2011 às 18:29

      • olha amg não sou tão experiente nisso como Emerson mais eu fico 19 horas por dia mechando e ja to indo bem se vc quiser e so add

        MSN:rafa.2098@gmail.com

        29/08/2011 às 23:13

  9. Design Grafico Juninho

    Ola eu tenho um PC:
    Memoria:4 GB
    Processador: AMD Phenom 9600 Quad-Core
    HD:500 GB
    Video:On Board NVIDIA GeForce 6150SE nForce 430 512MB
    O caso é que queria mecher com design gráfico e desenvolver games ae eu queria saber se meu pc roda os software necessarios como 3D Max.Maya,,Xna,Cinema 4D,3D Game Studio e etc?

    E mais uma coisinha quando fiz esse jogo da MMORPG de vcs quando eu ia dar Play o personagem ea textura do céu sumia oque pode ta acontecendo?

    30/08/2011 às 21:41

    • Olá, Quanto a configuração da para rodar sim tranquilo, trabalhamos com menos que isto na empresa.
      Quanto ao jogo, a camera deve estar posicionada em uma posição errada ou esta configurada para não mostrar alguns layers, verifique isto selecionando a camera e verificando o Inspector, veja Ignore Layers, não deve ter nada desmarcado.

      30/08/2011 às 22:59

  10. Design Grafico Juninho

    Em coloca um tuto ae de como fazer um game de tiro 3D parecido com Combat Arms mais Online?
    Em tipo se quero fazer um game online vou ter qeu pagar um dedicado para deixar o server on?

    31/08/2011 às 1:50

    • Olá, estou terminando o tutorial de MMORPG, em seguida estarei fazendo mais tutoriais.
      Sim, todo jogo Online tem que ter um Servidor, e para um bom desempenho é aconselhavel vc ter um dedicado 100%

      31/08/2011 às 11:16

  11. Design Grafico Juninho

    em manin tenho umas duvidas ainda qual o melhor engine? o unity 3D,3D Game Studio,Blender,UDK,XNA.
    Vou especificar. tipo qual desses engines é melhor para criar games de rpg online tipo MuOnline,WoW e etc.
    E tipo to Bainxando Maya 2011 ele é bom para modelagem 3D?

    31/08/2011 às 11:34

    • Olha, trabalho em uma empresa que desenvolve jogos, já usamos praticamente todas as engines que vc mensionou, e para nós a Unity 3D é sem dúvida a melhor.
      Sobre o Maya ele é bom para animação, modelagem acho o 3dStudio melhor(mais fácil).

      31/08/2011 às 14:50

  12. Design Grafico Juninho

    Em a empresa de vcs tem site? vc tem algum site bom para min pegar texturas.materiais,e objetos em 3D

    31/08/2011 às 16:26

    • Olá, estamos reformulando o ste, http://www.mbr.net.br, sobre objetos 3d de uma olhada no armazem do Google, Armazem 3D, lembrando que depois de baixar você deve usar o Google SketchUp e exportar para 3ds ou fbx.

      01/09/2011 às 14:02

  13. o Emerson me Responde uma Coisa como eu faso pra trocar minha imagen 3D para o Arquivo do Unity?

    01/09/2011 às 12:29

    • Desculpa cara, eu não intendi, que arquivo do Unity, o .package?Se for basta selecionar o objeto na janela project ,clique com botão direito do mouse e selecione Export Package.

      01/09/2011 às 13:59

  14. e pra tipo assim eu crio uma casa pelo Blender e quero usar ela no Unity como eu fasso?

    01/09/2011 às 14:03

  15. Design Grafico Juninho

    Em mano eu fiz o download do Google SketchUp e agora como eu converto para 3DS?

    01/09/2011 às 18:45

    • Olá, tem q ser a versão Pro, procure um crackiado pela net.

      02/09/2011 às 12:38

  16. pryde

    amigo me ajude estou desesperado se possivel responda para meu email quero fazer meu tcc baseado em um jogo como se fose um rpg onde os alunos da faculdade interagem converssando entre si ja preocurei muitos materiais mais o seu foi o que mais me intereçou eu tenho muitas duvidas mas vou no foco delas primeiramente eu vi durante meu curso inteiro java eu posso usar java no unity3d? por que meu professor endicou essa ferramenta quero fazer um trabalho excelente e tenho 1 ano pra fazer isso eu e um amigo meu me da um caminho que software eu devo usar o unity mesmo? e para modelagem do cenario e bonecos? vc vende video aulas ou são só essas q estão postadas ai ?

    02/09/2011 às 3:23

    • Olá, o Unity não usa java, ele esa javascript adaptado.
      Trabalho complexo este seu de TCC em?Se estiver mesmo afim de fazer recomendo q estude bem o help do Unity, lá você podera aprender tudo que precisa, com o tempo vou ensinando aqui como fazer, minha empresa ja desenvolveu um para uma grande empresa no Brasil e agora estamos no segundo grande projeto.
      Não tenho muito tempo para fazer tutos, dou aulas de programação de jogos em uma escola aqui.

      02/09/2011 às 12:45

  17. OzzY

    em mano tem como vc me ajuda tipo eu baixei uns carros do armazem 3D consegui converter pra 3DS e agora quero adicionar movimentos nele como eu faço? Me Ajuda Plis 😀
    Movimentos:
    Para Frente
    Para Trás
    Esquerda
    Direita
    e fazer com que a camera do unity 3D ande junto com o carro

    02/09/2011 às 17:09

    • Você tem que criar scripts para controlar o carro, um exemplo simples:
      Coloque este script no carro.

      //**************************************************************
      var vel = 0.1;
      var velocidadeMaxima:float = 120;
      var TempoDeFrenagem:float = 0.5;
      var velocidade:float = 0;
      var cameraQueVaiMeSeguir:Camera;

      function FixedUpdate () {
      //Vira o carro
      lado += (Time.deltaTime * (50 *Input.GetAxis(“Horizontal”)));
      transform.eulerAngles = Vector3(0, lado, 0);
      if(velocidade > 0)
      velocidade-=TempoDeFrenagem;

      //Faz a Camera sempre olhar para o carro, não esqueça de carregar o parametro camera.
      cameraQueVaiMeSeguir.gameObject.transform.LookAt(transform.position).

      }

      //*************************************************************

      Carregue o campo da Camera.

      02/09/2011 às 20:47

      • cara e so vc fazer isto (Selecione o CharBase no Project, na janela Inspector dessa até Animations, em Split Animation(que deverá estar marcada) clique no + no canto direito)

        vlw ate +

        29/04/2012 às 16:51

  18. o Emerson vc tem Augum site bom pra mim indicar pra mim poder baixar casas pontes e etc pro unity?

    02/09/2011 às 18:20

  19. OzzY

    Blz em emerson tipo to terminando de baixar o 3D Max 2010 ele é bom? ow você me recomendo o 2011?
    Mais é assim qual a categoria de game é mais facil e pratico para comessar?

    03/09/2011 às 1:05

  20. Junin

    Manin faiz um favorzin. Coloca um tutorial de como fazer uma animação de uma carro do armazem 3D. E Depois Colocar ele no Unity 3D e fazer roda a animação.
    Tipo da Animação:
    Ir para frente
    Direira
    esquerda
    Freiar
    Ré e tals
    Se der faiz ela em maya,blender ou 3D max de der quebra esse galho pra min se nao der ta sussegado 😀

    03/09/2011 às 2:24

  21. Olá, é o melhor!!Começa com coisas simples, tipo empurrar bola, depois movimentar cubos, assim vai pegando experiencia.

    03/09/2011 às 12:32

  22. somos zumbies sedentos de conhecimento agente ta dibulhando esses tutoriais obrigado por nos ajudar

    03/09/2011 às 19:55

  23. pryde

    java script eu sei bem então eu posso fazer todo meu tcc em java script? almentei minha equipe de tcc agora são 3 menbros e e mais 2 amigos meus temos 1 ano pra fazer um ambiente de 6 andares onde as pessoas interagem converssando entre si mas antes de tudo tem de fazer um cadastro para entrar no jogo e criar seu avatar como no second life vc acha q um jogo desse porte pode ser feito por 3 alunos em 1 ano? e lembrando nos sabemos java script bando de dados e etc e estamos intereçados em aprender q ferramenta gratis vc indica para fazer a modelagem me indique a melhor por favor? e na unity mesmo usando a versão free é possivel fazer uma tela pra logar e fazermos os bonecos converssarem entre si?

    05/09/2011 às 14:59

    • Bom Vamos lá!
      Um projeto destes que você está querendo fazer minha empresa(com 16 funcionários profissionais) não pegaria para fazer em 1 ano, então vou ser sincero, acho que não dá para fazer.
      Para modelar usamos aqui o 3D Studio e achamos este o melhor para modelagem.
      É sim possível fazer tudo que vocês querem com o Unituy Free sem problemas, o unico porém é que vai aparecer o logo deles no inicio do projeto.
      Abraço!

      05/09/2011 às 16:51

  24. pryde

    no help da unity tem muita coisa e é tudo em inglês o que faço? quais são as opções do help mais intereçantes pra min tentar ver?

    05/09/2011 às 15:00

  25. Olá, usa o tradutor do Google.Estudo primeiro a classe Transform e componentes, você precisará disso para fazer seu projeto, depois estude a classe WWW para fazer o cadastro e por fim estude a classe Network para fazer seu jogo viral multiplayer.

    05/09/2011 às 16:53

  26. pryde

    o 3d studio tem como baichar a versão free iqual ao unity? qual o site? se não tiver como me indique uma ferramenta free tão boa quanto o 3d studio mas só se caso não houver o 3d studio

    07/09/2011 às 17:33

    • É paga(e caro). Compatível free é o Blender.

      08/09/2011 às 13:27

  27. pryde

    o 3d studio é a mesma ferramenta q o 3dmax?

    07/09/2011 às 17:35

  28. pryde

    qual a diferença do unreal 3d para o unity? o unrel 3d tem compatibilidade para fazer jogos web? e quais linquagens de programação ele utilisa? ele pode fazer um jogo como o q eu comentei ai um pouco a sima?

    08/09/2011 às 15:27

  29. Olá, tanto o Unity quando o UDK(Unreal) são ótimos motores, é como discutir gostos, eu particularmente gostei mais do Unity.
    O UDK ultiliza o UnrealScript, parecido com C#, já o Unity vc escolhe entre Javascript,C# ou Boo.
    Sobre sua pergunta sobre games para Web no UDK a resposta é NÃO, não é possível criar games para web com UDK.
    Tanto um quanto outro fazem qualquer tipo de jogo.
    Vale ressaltar que o UDK é gratis apenas para jogos Free, se vc pretende comercializar terá que pagar a licensa(q é bem amarga).

    08/09/2011 às 16:44

  30. pryde

    emerssom tipo pra fazer a replica do predio iqualzinho o predio original onde os avatares poderam olhar e entrar nele e ver q o predio é iqualzinho o original eu tenho de aprender uma ferramenta de modelagem como o 3dmax e especifico maquete eletronica ou maquete é só pra fazer o predio sem poder entrar nele? pq como te disse o unico ambiente onde os avatares vão entrar é só nessse predio e quero profuzir o predio iqualzinho tenho de aprender maquete eletronica ou não? ou tipo a maquete é so pra ver e não da pra entrar?

    09/09/2011 às 1:08

    • Olá, sim você terá que modelar, não é necessário criar maquete mas é necessário modelar o prédio, inclusive internamente.
      Com o Unity é possível entrar em maquetes eletronicas sem problemas,inclusive se for salva do Autocad(em 3ds).

      09/09/2011 às 11:22

  31. pryde

    emerssom eu crio o predio com o unity e modelo com o 3dmax? e o autocad vai entrar nessa brincadeira ou so o unity e o 3dmax?

    09/09/2011 às 15:50

    • Apenas modela no 3dMax e importa no Unity, nada de Autocad.

      09/09/2011 às 19:42

  32. pryde

    emerssom como coloca a logo do meu jogo e video no unity pro? e vc tem algum link de video aulas de algum site pra me indicar de unity e 3dmax tanto gratis quanto dvds de video aulas pagas?

    09/09/2011 às 15:54

  33. pryde

    o jogo web pode ser em c e c++ ou so em java script?

    11/09/2011 às 19:07

    • Olá, pode ser em JavaScript, C# ou Boo.

      12/09/2011 às 11:09

  34. pryde

    emerçom como eu faço pra importar a minha logo pro inicio do meu jogo? e como faço pra importar um video introdutorio?

    12/09/2011 às 15:04

  35. Adolfho Cesar

    Eu segui pus o código desta parte mas deu erro no ” ; ” e no ” & ” como concerto?

    13/09/2011 às 1:18

    • Testei aqui e deu certo, por favor, poste o erro para eu verificar para vc.

      13/09/2011 às 13:56

  36. armando

    como eu faço para fazer um importação de um video direto para o motor do unity? ou de uma logo?

    13/09/2011 às 21:28

    • Olá, para usar videos no Unity vc deve converte-lo para o formato Theora e depois usar o video como textura, procure no google por Miro Video Converter, ele faz a conversão.

      14/09/2011 às 14:14

  37. Adolfho Cesar

    O Erro que o Unity acusou aqui foi nesta linha: private var mostraLogin:boolean =  false;
    Assets/Logo.js (6,34) BCE0043: Unexpected token: &.
    Assets/Logo.js (6,35) BCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.
    E os outros erros na 3ª parte o erro é:
    Assets/Anda.js (129,12) BCE0043: Unexpected token: &.
    eu ainda pensei de ser a minnha versão no Unity.. mas talvez não seja a linguagem de código continua sendo a mesma..

    13/09/2011 às 21:50

    • Olá, ele esta acusando que tem este sinal no meio do código &, as vezes acontece de ao copiar o código ir algum char do html junto, tente digitar no lugar de copiar o código.

      14/09/2011 às 14:17

  38. Daniel

    Eu fiz uma elevações. ai quando eu fui passar por elas o personagem afunda. como eu fasso para ele não afundar, e ele poder subir em montanhas?

    14/09/2011 às 13:50

    • Olá, vc deve colocar um componente de colisão no personagem para fazer esta passagem, mas não exagere nas alturas senão ele vai atravessar e cair no infinito, para evitar isto vc deve parar o personagem quando ele colidir com algo, use a função onCollisionEnter(veja no help do Unity).

      14/09/2011 às 14:20

  39. armando

    amigo como eu faço pra colocar a logo marca no inicio do meu progeto no lugar do simbolo da unity?

    20/09/2011 às 2:56

    • Na versão Free não é possível tirar a logo do Unity.

      20/09/2011 às 11:17

  40. armando

    amigo tentei pegar o video ja transformei ele para theora ja joguei ele no project como eu faço agora?

    20/09/2011 às 3:48

    • Ok,importe o video para o Unity, crie um Plane e arraste o video para ele, será criado um material mo plano com o video anexado.
      Crie um Script com o comando abaixo:
      function Update () {
      renderer.material.mainTexture.Play();
      }

      agora arraste o script para o plane criado.

      20/09/2011 às 11:19

  41. armando

    mas eu tenho uma versão pro como eu faço pra trocar a logo?

    20/09/2011 às 14:03

    • Então você deve estar se referindo ao logo na tela de load, se for faça o seguinte.
      Edite o arquivo html gerado junto com o Unity e substitua os parametros por estes:
      var params = {
      backgroundcolor: “A0A0A0”,
      bordercolor: “000000”,
      textcolor: “FFFFFF”,
      logoimage: “seuLogo.png”,
      progressbarimage: “suaBarra.png”,
      progressframeimage: “suaBarraTraz.png”
      };

      unityObject.embedUnity(“unityPlayer”, “WebPlayer.unity3d”, 600, 450, params);

      20/09/2011 às 17:49

  42. armando

    estou me referindo a tela inicial por exemplo fiz um jogo simples mas quando ele inicia aparece aquela tela inicial escrito unity quero trocar por uma outra logomarca como eu faço?

    20/09/2011 às 21:44

  43. armando

    eu tentei colocar o video introdutorio mas tudo q acontece é o audio tocar como eu faço pra ao iniciar o jogo aparecer um video introdutorio antes?

    20/09/2011 às 21:45

  44. armando

    eu tentei colocar o video introdutorio mas tudo q acontece é o audio tocar como eu faço pra ao iniciar o jogo aparecer um video introdutorio antes? lembrando q tudo q fiz foi em java script

    20/09/2011 às 21:46

  45. pryde

    emerssom tenho uma dúvida se vou usar java script no unity mas sei q java script é uma linquagem para criação de sites como eu vou saber as aplicações dele na unity para criar um jogo web? tipo tem alguma video aula de algum site ou algo do tipo video aula paga qualquer coisa q possa me ajudar?

    26/09/2011 às 17:57

    • Bom, o javascript que o Unity usa é o Javascript do .Net, pode estudar da própria MSDN.
      Mas nem á mais chamado JavaScript e sim UnityScript por causa das inumeras mudanças que existe nela, aconselho a pesquisar simultaneamente no MSDN para ter noção e nos foruns do Unity para entender bem.

      26/09/2011 às 20:48

  46. mateus

    ei cara nao to mais consiguindo iniciar meu joguinho all compilers errors have to be fixede before you can enter playmode oque e isso pode me ajuda

    28/09/2011 às 1:03

    • Olá, esta mensagem da porque tem algum erro de script, procure no Output o erro e coloque aqui para que possamos te ajudar.

      28/09/2011 às 13:20

  47. 2 erros pra mim também ao arrastar o script:

    Assets/animaLogo.js(6,34): BCE0043: Unexpected token: &.
    Assets/animaLogo.js(6,35): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.

    28/09/2011 às 14:18

    • nossa, que tanso que eu era há um ano atrás, voltei ao unity para fazer um MMO e não acredito que eu não soube arrumar isso aquela vez… hahahahahah

      23/10/2012 às 20:14

      • VAI A MERDA

        666 sao um bando de noobs brasileiros toscos e diotas querem jogar em meu server?

        29/10/2012 às 5:23

  48. pryde

    no caso o java script q o unity utilisa ñ é o java script de desenvolvimento de sites e sim um novo chamado unityscript q no final é a propria linquagem .net da microsoft? no caso se eu quiser fazer meu projeto web no unity terei de estudar .net é isso mesmo?

    28/09/2011 às 15:44

    • Sim, vc precisa estudar o javascript do .net.

      29/09/2011 às 12:36

  49. erick

    boa tarde amigo tenho um jogo pronto e tenho o unity3d pro como eu faço para alterar a logo q aparece no unity no inicio para minha logo propria?

    28/09/2011 às 16:55

    • Somente na versão Professional é possivel remover o logo.

      29/09/2011 às 12:37

  50. erick

    a versão pro não é aquela q aparece o unity com fundo escuro? eu tenho não se preocupe a minha versão é a pro só quero saber o procedimento que tenho de fazer para trocar a logo só isso pode me dizer?

    29/09/2011 às 19:16

  51. pryde

    emerssom em um jogo cliente servidor onde as pessoas baixam o instalador e jogam de suas casas e encontram se em um mundo virtual instalado em um servidor ao findar a construção do jogo na unity tenho de dizer q ele é um jogo web ou desktop me ajuda to desesperado com isso lembrando q linquagem sera usada unity script para web ou c c++ ou c# para desktop? ou os dois a pergunta verdadeira é jogo cliente servidor é web ou dektop?

    30/09/2011 às 16:50

    • Olá, não depende do jogo e sim do modo que você escolhe para se comunicar, por exemplo, se você criar um servidor nativo em C ou em Delphi você precisará fazer um cliente socket para fazer a ponte entre o jogo e o servidor, neste caso tem que ser Desktop.
      Mas você pode usar a conexão nativa do Unity (que é o nosso caso neste tutorial) você pode escolher qualquer plataforma que vai funcionar.
      Para fazer o jogo desktop em Unity você pode usar C#, Javascript ou Boo.
      Finalizando, um jogo client/Servidor pode ser tanto desktop quanto web caso esteja usando Unity.

      14/10/2011 às 11:26

  52. fede

    erros pra mim também ao arrastar o script:

    Assets/animaLogo.js(6,34): BCE0043: Unexpected token: &.
    Assets/animaLogo.js(6,35): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.

    10/10/2011 às 19:47

    • Isto ocorre porque você esta copiando e colocando o código aqui do site, por algum motivo ele copia caracteres inválidos, tente digitar tudo.

      14/10/2011 às 11:27

  53. pryde

    emerssom 2 duvidas como eu faço para criar uma camera nesse modo de jogo mas como em primeira pessoa q posso olhar todo o cenario? e como eu faço uma tela de chat por xemplo probonecos converssarem?:

    13/10/2011 às 21:19

  54. Para colocar a câmera em primeira pessoa é só você apagar a atual e adicionar uma nova câmera posicionada dentro do personagem, porém terá que recodificar para não dar erros.

    14/10/2011 às 11:29

  55. pryde

    mas tipo colocar o boneco em terceira pessoa mas ele podendo olhar todo o cenario tipo podendo olhar para todos os lados sem problema mas em teceira pessoa como eu faço iqual como era no mario do nitendo 64 vc lembra?

    14/10/2011 às 21:58

  56. pryde

    emerssomm como eu faço uma tela de chat para os bonecos converssarem no modo multplayer?

    14/10/2011 às 22:00

  57. wendreo

    Cara eu tava tentando arrumar o erro de quando eu abro o javascript, e akbei excluindo
    o monodevelop que vem com o unity, mas agr eu ja sei como arrumar, mas preciso do monodevelop
    eu ja tentei baixar denovo, so que nao é o msm. tem como vc me passar o seu por email ou me dar o link do donload do monodevelop que vem no unity.
    vlw abracão.

    15/10/2011 às 12:10

  58. Levy

    pessoal pra quem estiver com problema que mostra a mensagem: “all compilers errors have to be fixede before you can enter playmode” e no output:
    Assets/animaLogo.js(6,34): BCE0043: Unexpected token: &.
    Assets/animaLogo.js(6,35): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.

    Quando você copia e cola o código, é só apagar o “&nbsp” que está logo no começo do código.

    Vlw!

    20/10/2011 às 13:40

  59. jeferson

    oi boa noite !!!
    teria uma possibilidade de vc,botar
    esse novo unityscript? no tuto é qu deu os mesmos erros,mostrados acima^ na minha 2
    criação aqui estão eles
    Assets/animaLogo.js(6,34): BCE0043: Unexpected token: &.
    Assets/animaLogo.js(6,35): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.!!!
    aguardamos mais respostas!! desde já agradeço.

    31/10/2011 às 21:21

  60. Lucas Vieira

    Cara eu também quero aprender a criar muitos jogos em 3D Unity, eu tenho apenas 13 anos hoje…

    Faz a 2º parte do tuturial em video? por favor…

    Agradeço
    Lucas….

    05/11/2011 às 17:22

  61. gabriel

    ai cara eu fiz tudo certinho ai na hora de colocar o nome para entrar eu n consigo eu fico clicado e entrar mais n entra ajuda aii..

    11/11/2011 às 1:48

  62. diego armando

    emerssom estou estudando uma video aula em 3dmax que comprei mas o 3dmax da video aula que é apresentado é o 2009 e eu uso o 2012 como faço pra encontrar algumas funções que não aparecem como a opacity na tela de materiais por que não aprece no maximo que encontro é a tranparency pq?

    04/12/2011 às 23:01

  63. Alyson Costa

    Nesse tutorial não tem video ou so o 1º mesmo teve ??

    07/12/2011 às 22:16

  64. Rogerio

    olá amigo aconteceu uma coisa quando eu estava colocando o codigo
    primeiro eu estava copiando linha a linha, ai deu erro
    ai dps eu copiei ele todo e colei lá ai ainda assim continuou dando erro
    o que pode ser?

    12/12/2011 às 4:18

  65. Koe manin , eu to desde ontem procurando coisa assim … , eu num sabia criar um personagem no blender , eu procurei na net Personagem para o Unity , mas num achei , ai me deu vontade de ver seu video ( dei joinha e sou mais 1 escrito no seu canal ) , eu aprendi só até agora como por personagem e fazer a camera seguir ( aprendi usa JavaScript ) , mas eu to com um probleminha aqui no seu blog ta diferente do youtube !

    aquie você não ensinou a animação , olha o meu personagem ja ta andando mas ele não se meche , ele fica com os braços levantados e com as pernas juntas … quando ele passa por morrinhos ele entra de baixo da terra e cotinua indo … tipo agora tu ta se perguntando , por que você ( eu ) não seguiu os passos como o video ?

    é por que eu clicko em meu ‘personagem’ (‘personagem’ = char) (em Hierarchy) ai click em Default Take ( em Insperctor ) , ai clicko em Default Take ( em Project ) , mas em Inspector não abre oque deveria abrir na como na sua video aula ‘-’

    aparecer assim :

    Inspector

    ↓ Defalt Take (Animation C
    Compressed [ ]

    Sample Rate 25

    Wrap Mode Defalt

    ↓ Bounds
    ↓ Center
    X 0
    Y 0
    Z 0

    ↓ Extent
    X 0
    Y 0
    Z 0

    ————————————- Me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ————————

    03/02/2012 às 22:30

  66. quando copio o codigo aparece isso: m_InstanceID == 0
    porque? e isso tambem:NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
    UnityEditor.ListViewShared.HasMouseDown (UnityEditor.InternalListViewState ilvState, Rect r, Int32 button) (at C:/BuildAgent/work/6bc5f79e0a4296d6/Editor/Mono/GUI/ListViewShared.cs:180)
    UnityEditor.ListViewShared.HasMouseDown (UnityEditor.InternalListViewState ilvState, Rect r) (at C:/BuildAgent/work/6bc5f79e0a4296d6/Editor/Mono/GUI/ListViewShared.cs:175)
    UnityEditor.ListViewShared+ListViewElementsEnumerator.MoveNext () (at C:/BuildAgent/work/6bc5f79e0a4296d6/Editor/Mono/GUI/ListViewShared.cs:368)
    UnityEditor.ConsoleWindow.OnGUI () (at C:/BuildAgent/work/6bc5f79e0a4296d6/Editor/Mono/ConsoleWindow.cs:422) porque? eu presiso de uma resposta porfavor emerson reis

    16/02/2012 às 13:07

  67. emersono comentario que postei acima ja resolvi mas quando copio o codigo aparece:Assets/animaLogo.js(6,34): BCE0043: Unexpected token: &.
    Assets/animaLogo.js(6,35): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.conserto ele tiro o &nbsp e aparece 14 erros esses sao:Assets/animalogo.js(126,13): BCE0089: Type ‘animalogo’ already has a definition for ‘mostraLogin’. o outro:Assets/animalogo.js(128,10): BCE0089: Type ‘animalogo’ already has a definition for ‘Start()’.
    e tem varios outro porque isso acomtece?

    16/02/2012 às 13:49

  68. Gabriel Martins

    Emerson por favor me ajude, na hora de dar play aparece assim: All compiler errors havo to be fixed before you can enter play mode

    o que eu faço?!

    obrigado!

    18/02/2012 às 12:08

  69. Eduardo Freitas

    Amigo, Muito bom seu site, estou aprendendo muito com ele mas tenho uma duvida…

    Gostaria de colocar 3 cenas… 2 seriam de introdução e 1 seria o jogo.
    na primeira cena de introdução, gostaria de colocar um VÍDEO da Electronic Arts (EA Games) por exemplo, depois, iria desaparecer e aparecer a cena 2 com uma imagem da minha logo marca, ai iria desaparecer e entrar o formulário de login pra depois entrar no jogo tem como? Qual seria o código?

    Aguardo respostas, vlew!

    06/03/2012 às 12:33

  70. Mateus

    cara, tive problema pq o unity diz ter compile errors.

    14/03/2012 às 17:37

    • Mateus

      e esse problema esta nos scripts mas eu copiei o q estava no seu site.

      14/03/2012 às 17:38

  71. Mateus

    O problema do script eu consegui resolver, mas tive o mesmo problema que o gabriel, nao da pra logar

    Ajuda ai

    14/03/2012 às 17:54

  72. _gstv_

    ainda bem q tenho photoshop cs5 mas tive q fexar o unity p/ abri-lo (ele trava mt) ~~”

    14/04/2012 às 16:40

  73. _gstv_

    no script oq ta escrito em verde e pra colar tbm???

    14/04/2012 às 18:46

  74. Raul Luan

    emerson por favor reponda pq o meu da esses erros quando eu aperto no builde e salvar:

    Assets/animaLogo.js(11,10): BCE0044: expecting (, found ‘Start’.
    Assets/animaLogo.js(11,18): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.
    Assets/animaLogo.js(15,45): BCE0044: expecting :, found ‘=’.
    Error building Player because scripts had compiler errors
    Assets/animaLogo.js(11,10): BCE0044: expecting (, found ‘Start’.
    Assets/animaLogo.js(11,18): UCE0001: ‘;’ expected. Insert a semicolon at the end.
    Assets/animaLogo.js(15,45): BCE0044: expecting :, found ‘=’.

    19/04/2012 às 0:05

  75. ta dando esses
    erro

    – inexpected token: &

    – ‘;’ expected inser a semicolon at the end

    24/04/2012 às 14:22

  76. devill

    encina agente a colocar esses modelos fbx no unity acho que ja estao animados http://thefree3dmodels.com/stuff/characters/ellen_ripley_alien_resurrection/14-1-0-2662

    01/06/2012 às 18:48

  77. william

    da um monte de erro quando bota o script oq eu faço

    25/07/2012 às 18:16

  78. com duvida(allex)

    cara vc fez a aprte 4 e nao a 3 pq eu quero muito ver a quatroe tenho certeza que todoa aqui tb

    14/08/2012 às 21:54

  79. Seijy

    ei colega sou novo aqui mais tbm nao estou conseguindo fazer o download do personagem poderia me ajudar obrigado ^^

    30/08/2012 às 1:16

  80. Leila

    Olá, boa noite,
    Como faço para ter a primeira parte?
    desde já agradeço

    17/05/2013 às 1:20

  81. cade a parte 3?

    26/11/2018 às 13:25

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