Eu sempre quis que o meu computador fosse tão fácil de usar como o meu telefone, o meu desejo foi realizado pois eu já não consigo descobrir como usar o meu telefone.

Usando modelos do Google Sketchup no Unity 3d

Usando modelos do google sketchup no Unity 3d.

Esterei mostrando neste tutorial como usar objetos do  sketchup no Unity 3d, para quem não sabe,  o sketchup é um programa de modelagem da Google muito fácil de usar, mas o que  é mais interessante nele é o armazém 3D, nele você pode encontrar  praticamente qualquer coisa e usar o modelo, então vamos lá.

Primeiramente é necessário ter o programa, para poder exportar você precisará do sketchup modelo Pro disponível no link http://www.megaupload.com/?d=NTSINZJU .

Abra o sketchup e apague o modelo padrão(esta pessoa na tela).

Clique em Get Models

A tela abaixo irá aparecer, note que é bem parecido com a pesquisa Google tradicional, pesquise o que você deseja.

Quando encontrar o modelo que lhe agrade, clique em Download Model

O programa irá perguntar se você deseja adicionar a cena, responda que sim, o modelo sera baixado e adicionado a sua cena.

Se quiser salve o modelo para não ter que baixar mais.

Á em File/Export/3D Model

Na tela seguinte escolha o tipo 3DS ou FBX para exportar, ambos são aceitos pelo Unity.

Clique em Export e pronto!

Se o modelo escolhido tiver textura, o programa irá criar uma pasta com o mesmo nome do modelo e colocará as texturas lá.

Abra o Unity e arraste primeiro a pasta com as texturas e depois o modelo para a janela Project.

Agora é só pegar o objeto importado e adicionar a Cena(basta arrastar o objeto para a janela Scene).

Fácil assim:

T+ e Fiquem com Deus!

51 respostas

  1. vlw

    Emerson cara me responde la na outra ^^

    05/09/2011 às 20:52

  2. tava querendo esse fais tempo ^^ deus te pague

    05/09/2011 às 23:38

  3. ixi deu problema aqui eu baixei esse mesmo carrinho exporte em forma 3d model depoi arrastei a pasta de textura para project no unity e depois arrastei o carro ai depois arrastei ele pra dentro da sena mais na aparece ele so a setinha pra movimenta ja tentei almenta o tamanho em scale mais nao aparece o que eu faço?

    06/09/2011 às 2:23

    • quando ele cria na scena o carro fica muito pequeno, depois de arrastar para a cena clique 2x no carro na janela Hierarchy.

      06/09/2011 às 11:17

  4. o Emerson ,e diz uma coisa se eu crio um Personagem pelo Blender eu preciso animar esse personagem pelo blender mesmo ou o unity cria os movimentos dele sozinho?

    06/09/2011 às 12:54

    • Olá, tem que ser pelo Blender.O Unity cria animações estaticas e não de movimentos de personagens.

      06/09/2011 às 13:07

  5. o emerson eu fiz o que vc mandou nesse turo mas quando eu coloco no unity ele fica sem cor (eu pegui uma ponte pra colocar no meu projeto sobre o rio so que a ponte ficou branca e não dar cor que ela e) o que eu faso?

    06/09/2011 às 14:20

    • Você importou antes as texturas?Você pode mudar a cor se quiser, basta selecionar a malha do objeto e na janela Inpector procurar o material e mudar a cor, vc pode até mesmo aplicar outras texturas se quiser.

      06/09/2011 às 14:38

  6. Osni

    Em mano tipo como eu fasso pra criar uma animação em um modelar baixado do armazem 3D? faz uma video aula ae ensinando como fazer uma animação de um carro do armazem 3D para que eu possa colocar esse carro no unity e fazer ele se mover Tem como?

    06/09/2011 às 16:37

    • Alguns modelos tem sim como fazer, desde que eles tenham a roda separada do carro, o unity cria colisão de rodar para fazer um game de carro mais real, depois do tuto q estou terminando pretendo fazer um de carro simples.

      06/09/2011 às 17:24

  7. Junin

    Em tem como vc fazer um tuto ensinando como fazer animação de uma modelo de carro do armazem 3D no 3D max animar o carro para andar e etc? tem como?

    06/09/2011 às 17:00

    • Depois do tuto q estou terminando pretendo fazer um de carro simples.

      06/09/2011 às 17:24

      • junior

        eu qero fazer un jogo mmorpg simples , mais eu qeria q tivesse magia etc… Soh q eu n sei como fazer a magia ….

        09/12/2012 às 17:18

  8. ermeson muito obrigado pelo tutorial ja vai ser um conhecimento a mais so que o que eu mais precisava deis do comesso era o seguinte pegar esse modelo aqui que ja esta animado por favor veja http://www.blendswap.com/3D-models/characters/sintel-run-cycle/ eu conssegui abrir ele no unity ele deu de querer andar eu tentei faser o que vc fes no tutoria part 1 mmrpg mais fico uma bosta ja tentei de todo geito por favor nos ajuda com um tutorial de como dar movimento nesse modelo so te pesso isso o resto se deus quiser eu descobrirei prometo se eu aprender estarei fazendo vidio aulas pra ajudar todo mundo sei que seu tempo e curto e acho muito generoso da sua parte querer dividir seus conhecimento conosco um abraço

    09/09/2011 às 2:03

    • ok, vou ver e te passo um parecer depois.

      09/09/2011 às 11:26

    • Baixei e abri o personagem no Blender e vi que a animação que ele tem écom o objeto Camera do Blender.
      O Unity somente importa malhas, por tanto a Camera vai como malha no Unity e por este motivo vc não consegue usar esta animação, por mais que ela exista vc não consegue usá-la no Unity.
      A Animação em questão é da camera dando voltas em torno do personagem em posição de corrida, o personagem não se move.

      09/09/2011 às 14:13

  9. darian

    vlw cara pela ajuda vo acompanhando os tutoriais aqui e na net devagar chego la obrigado^^

    10/09/2011 às 11:39

  10. marcos

    valeu cara…muito bom seu trabalho
    soque eu estou com um problema aq eu baixo casas 3d pelo Google Sketchup. quando
    eu vou andar na casa eu atravesso as paredes vc pode min ajudar a resolver isso? euqueria que as paredes ficassem solidas …….
    grato pela atenção

    12/09/2011 às 14:25

    • Olá, vc deve aplicar o componente Mesh Colider nas paredes do objeto, fica em Components/Phisics/Mesh Collider, selecione a parede e adicione ele.

      12/09/2011 às 14:52

      • marcos

        valeu cara deu serto …….. vc e 10 sem querer ser xato eu coloquei umaespada em u personagen hoje tem como emserir movimentos querdizer golpes tipo eu apertar atecla “b”esair um golpe ?

        12/09/2011 às 20:59

      • Hum, colocou a espada onde? no personagem que passei? se for não tem porque não fiz a animação deste movimento.

        13/09/2011 às 13:52

  11. dyego

    tem como vc fazer um tutorial emsinando a emserir golpes para o personagem?

    13/09/2011 às 9:45

    • Para dar golpes vc deve modelar e animar o personagem com este movimento, depois seguir o que fiz no tutorial 1 do mmorpg para cortar a animação.

      13/09/2011 às 13:58

  12. dyego

    ai otimo site aproposito.

    13/09/2011 às 9:47

    • Obrigado.

      13/09/2011 às 13:58

      • Vanda de Sá

        o google SketchUp que eu baixei nao salva no formato fbx e nem em 3D o que eu faço?
        Ele so salva em (*dae) e em (*kmz) e quando eu salvo em (*dae) e jogo no Unity e aumento varias vezes nao aparece nada!

        22/10/2011 às 17:36

  13. o google SketchUp que eu baixei nao salva no formato fbx e nem em 3D o que eu faço?
    Ele so salva em (*dae) e em (*kmz) e quando eu salvo em (*dae) e jogo no Unity e aumento varias vezes nao aparece nada!a aproposito o comentario de cima e meu so que estava na conta de outra pesoa

    23/10/2011 às 23:08

    • Olá, vc deve baixar a versão pro, procure na net a versão completa que vc encontrará.

      24/10/2011 às 18:34

  14. kara valeu pela forca eu ja vi todos os seus trabalhos e espero ver tambem o projeto no fundo do mar com a Unity

    30/10/2011 às 18:04

  15. Rodrigo

    Emerson, tem um plugin pro Sketchup, o sketchyphysics que simula movimentos nos modelos. Você sabe se é possível importar também essas animações pro unity? Seus tutoriais ajudam muito mesmo! Abraço!

    15/11/2011 às 13:49

  16. lucas

    se eu baixar o modelo do google sketchup tem como fazer uma animação para eles?

    02/12/2011 às 13:56

    • Infelizmente o Unity não reconhece animação do Sketchup.

      03/12/2011 às 12:45

  17. Isaac

    hein emerson… Você sabe algum site q tenha Textura de Gramas, Coisas do Genero? Me Responda mais rapido possivel Pls

    04/12/2011 às 17:14

  18. Pedro

    Eae emerson, eu queria saber como achar o modelo exportado, eu exportei no caso um castelo, as coisas estão nas pastas, e eu já ajustei a posição do modelo igual a do terreno, mas mesmo assim não consigo acha-lo, oq eu faço? Me ajuda ae :D

    26/12/2011 às 11:04

  19. jonathan

    oi tudo bem eu tentei fazer como no tutorial so que quando vou exporta naum tem esse tipo de 3ds ou fbx pra exporta sera que é a minha versão do sketchup?

    03/01/2012 às 22:26

  20. thellyson

    oi emerson mais uma duvida, quando eu entro dentro de uma casa a parede ficar invisivel pelo lado de dentro, mais quando eu saio da casa a parede continua la, me ajuda ai por favor

    30/01/2012 às 12:38

  21. Malyson

    o carro ta fino de mais porque ?

    02/02/2012 às 18:56

  22. Eduardo Freitas

    hum… muito bom!
    Não sabia disso. Ja que sei o bastante no sketchup, posso desenvolver casas, comércios, placas e tudo mais para incrementar meu jogo!
    Obrigado pelo post… Há! Lembrando, seu blog ja esta nos favoritos, continue assim… Obrigado!

    04/03/2012 às 13:21

  23. Oi cara se vc poder me ajudar como que baixar um personagens com java ja pronto me passa um site

    31/03/2012 às 13:38

  24. matheus

    responda por favor serio eu clico em export quando eu escolho o arquivo mas nao tem o .fbx como opção nem o .3DS o que eu faço???

    04/04/2012 às 22:42

    • Rodrigo

      só tem a opção de exportar como .fbx no Google Sketchup Pro.

      12/04/2012 às 16:18

  25. wellington

    Posso usar os modelos para criar um jogo?

    11/04/2012 às 17:07

  26. Oi ,Tem um problema aqui,eu uso a versão 3.0 do Unity 3D e tenh oo google sketchup 8 eu faço tudo certo mais quando vou exportar só tem 2 tipos de arquivo ,DAE e KMZ, e não FBX como voce disse.
    Me ajuda?

    15/05/2012 às 15:56

    • SóQueroAjuda

      Oi,viu wagner o seu SketChup e o 8 so que nao e a versao PRO,Baixe o Google Sketchup PRO Completo que so ele tem o Plugin de salvar arquivos em FBX

      24/02/2013 às 3:02

  27. Porfavor me fale como edita o tamanho

    16/06/2012 às 19:53

  28. THIAGO FRANCO

    Amigo estou usando os modelos do sketchup…mas um problema…crio um plano e coloco o objeto quando dou play ele desce…vai para o inifinito

    18/08/2012 às 20:10

    • Douglas Rodrigo

      Com o meu carro acontecia isso também, o problema é que o Unity não reconhecia o mesh collider do meu modelo, foi só eu usar um box collider no carro que ele para de cair.

      22/01/2013 às 12:34

  29. Cara Valeu , mano voce poderia fazer um tutorial de como fazer aquele carinha do unity padrão ficar parada e agente movimentar ele , por que ele fica andando sozinho , ta bom ? blz firmão ?, valeu .

    12/10/2012 às 16:35

  30. gstv

    man vc da aula onde (cidade/estado sei la) quero fazer aula

    19/10/2012 às 22:35

  31. Affe meu ao carro fica como se não existise.

    06/01/2013 às 2:00

  32. ou meu google sketshup nao tem a exportaçao 3DS e nem FBX
    procuro ajudar

    27/07/2013 às 17:47

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 42 outros seguidores