Eu sempre quis que o meu computador fosse tão fácil de usar como o meu telefone, o meu desejo foi realizado pois eu já não consigo descobrir como usar o meu telefone.

Criando jogo MMORPG – Parte 4

Parte 4 Multiplayer.

Criando o Servidor/Cliente

Vamos agora começar a colocar nosso jogo como Multiplayer, faremos o mesmo jogo como sendo Servidor e Cliente, vamos lá.

Abra a cena da Abertura, vá à aba Project e de 2 cliques no script animaLogo.

Apague todo o conteúdo do arquivo e coloque este código.

//Anima logo - Emerson Reis

//Variavel que diz para o script quando mostrar a tela de login

private var mostraLogin:boolean =  false;

function Start () {

//coloca a imagem como alpha 0

gameObject.GetComponent(GUITexture).color.a = 0;

//chama a animação

anime(gameObject.GetComponent(GUITexture));

}

function anime(gt:GUITexture){

//Faz efeito de alpha para aparecer

while(gt.color.a < .5){

gt.color.a+=0.01;

yield WaitForSeconds(0.1);

}

//Espera 2 segundos

yield WaitForSeconds(2);

//faz efeito de alpha para desaparecer

while(gt.color.a > 0){

gt.color.a-=0.01;

yield WaitForSeconds(0.1);

}

//libera para mostrar a tela de login

mostraLogin = true;

}

private var nome : String = "digite seu nome aqui";

private var Eservidor = false;

function OnGUI ()

{

//caso não seja hora de mostrar sai

if(!mostraLogin)return;

//cria uma área no centro da tela

GUI.BeginGroup(Rect(Screen.width/2-75,Screen.height/2-50,150,150));

//cria um quadrado preto

GUI.Box(Rect(0,0,150,150),"Login");

//crua um layout vertical

GUILayout.BeginVertical();

GUILayout.Label("");

//escreve o textio nome

GUILayout.Label("Nome");

//caixa de texto

nome = GUILayout.TextField(nome);

//Cria o campo para definir se é Servidor

Eservidor = GUILayout.Toggle(Eservidor,"Servidor");

GUILayout.EndVertical();

//coloca os dados na horizontal

GUILayout.BeginHorizontal();

//Aqui carrega a próxima cena

if(GUILayout.Button("Entrar")){

//grava na memoria o nome do jogador

PlayerPrefs.SetString("nome_jogador",nome);

//Grava se é servidor ou não

PlayerPrefs.SetString("eServidor","não");

if(Eservidor){

PlayerPrefs.SetString("eServidor","sim");

}

//carrega a cena, escreva aqui o nome que vc salvou a cena anterior, feita no tutorial anterior, no meu caso cena1

Application.LoadLevel("cena1");

};

//fecha o jogo

if(GUILayout.Button("Sair")){

Application.Quit();

};

GUILayout.EndHorizontal();

GUI.EndGroup();

}

 

Salve e volte para o Unity, teste e veja que aparece um checkbox Servidor, caso ele esteja selecionado o PC será o servidor.

Salve tudo e volte para a cena do jogo.

Crie um novo JavaScript e renomei-o para multiplayer.

Clique 2x para editar e insira o seguinte código.

var ip:String = "127.0.0.1";

var porta:int = 777;

var player_Pref : GameObject;

function Start () {

if(PlayerPrefs.GetString("eServidor") == "sim"){

//Aqui iniciamos o servidor para no máximo 10 conexões na porta 777

Network.InitializeServer(10,porta);

} else{

//Conecta como cliente

Network.Connect(ip,porta);

}

}

function OnPlayerConnected (player : NetworkPlayer)

{

//Mostra q conectou

print("Jogador "+player.externalIP+" conectado");

}

function OnConnectedToServer ()

{

//Parametros:GameObject do Jogador, posição inicial no mapa,rotação inicial e grupo 0:Servidor,1:Player

var eu = Network.Instantiate(player_Pref, Vector3(938,1,113),Quaternion.identity,1);

//Manda a camera seguir

GetComponent("SmoothFollow").target = eu.transform;

}

function OnServerInitialized ()

{

//Parametros:GameObject do Jogador, posição inicial no mapa,rotação inicial e grupo 0:Servidor,1:Player

var eu = Network.Instantiate(player_Pref, Vector3(938,1,113),Quaternion.identity,0);

//anda a camera seguir

GetComponent("SmoothFollow").target = eu.transform;

}

Selecione a Camerana Janela Hierarchy e arraste o script criado para ele.

Vamos agora criar nosso Prefab do personagem:

Na janela Hierarchy selecione o Pesonagem e adicione o Componente Network View.

Agora vá para a Janela Object e crie um novo Prefab(clique com o botão direito do mouse e vá em Create-Prefab.

Renomeio para Personagem.

Arraste o Personagem da Janela Hierarchy para o Personagem Prefab que criamos na janela Project.

Pronto, Prefab criado, agora apague o Personagem da janela Hierarchy, ele será criado em tempo de execução daqui para frente.

Selecione a Camera na janela Hierarchy e arraste o Prefab criado para o campo Player_Pref.

Agora abra o script personagem e inclua o seguinte comando na função Update.

//Evita duplo controle

if(!networkView.isMine)return;

para facilitar vou colocar todo o script Personagem novamente abaixo:

//****Variaveis****

//Velocidade de movimentaçãp

var vel:int;

//Componente de animação

var Animacao : Animation;

//Clipes de animação

var clipes:AnimationClip[];

var nome:String;

//Guarda se ja foi clicado

private var clicado:boolean = false;

private var seta : GameObject;

function Start(){

seta=GameObject.CreatePrimitive(PrimitiveType.Cube);

seta.transform.position = Vector3(0, 0, 0);

//Usar o nome escolhido na tela de apresentação

nome = PlayerPrefs.GetString("nome_jogador");

//seta.addComponent(Rigidbody);

}

//Função UPDATE

function Update() {

//Evita duplo controle

if(!networkView.isMine)return;

//if(!seta)return;

//se clicou com botão direito do mouse

if(Input.GetKeyDown(KeyCode.Mouse0))

{

//Cria um plano com a posição do personagem

var playerPlane = new Plane(Vector3.up, transform.position);

//Desenha um ponto entre o personagem e o local clicado

var ray = Camera.main.ScreenPointToRay (Input.mousePosition);

var hitdist = 0.0;

//Seta que foi clicado

clicado = true;

//Verifica se pode se mover e traça o caminho

if (playerPlane.Raycast (ray, hitdist)) {

//Pega pos clicada

var targetPoint = ray.GetPoint(hitdist);

//pega a rotação

targetPosition = ray.GetPoint(hitdist);

var targetRotation = Quaternion.LookRotation(targetPoint - transform.position);

//seta.rigidbody.velocity = Vector3.zero;

seta.transform.position = Vector3(targetPosition.x,targetPosition.y,targetPosition.z );

//Ajusta rotação do personagem

transform.rotation = targetRotation;

}

}

//Caso o personagem não esteja no ponto clicado ele anda até lá

//print((transform.position - seta.position).magnitude);

if((transform.position - seta.transform.position).magnitude > 2){

transform.Translate(Vector3.forward * ( Time.deltaTime * vel));

//seta animação dele andando

Animacao.clip = clipes[1];

Animacao.Play();

}else{

//seta animação dele parado

Animacao.clip = clipes[0];

Animacao.Play();

}

}

//*****tutorial 3

private var texto:String;

private var textoTemp:String;

private var falando = false;

function OnGUI ()

{

if(!falando)

textoTemp = GUI.TextArea(Rect(0,0,200,30),textoTemp);

var posicao  = Camera.main.WorldToScreenPoint (transform.position);

GUI.color = Color.red;

GUI.Label(new Rect(posicao.x-50,posicao.y-220,300,30),nome+texto);

}

function FixedUpdate(){

if(Input.GetKeyUp(KeyCode.Return) ){

if(textoTemp == ""){

falando = false;

}else{

fala();

}

}

}

function fala(){

falando = true;

texto ="-" + textoTemp;

textoTemp = "";

yield WaitForSeconds(5);

texto = "";

falando = false;

}

Salve tudo e vamos agora testar.

Como é um projeto multiplayer vc precisará executar 2 instancias do jogo, uma como servidor e outra como Cliente,vamos gerar o projeto.

Vá em File/Build Settings

Em Scenes in Build adicione as 2 cenas (arraste as cenas para esta janela) sendo a primeira a da abertura.

Selecione PC and Mac… em Plataform.

Clique em Player Settings e  na janela Inspector marque a caixa Run in Blackround, isto fara com que o jogo não pause quando perder o foco, afinal vc não conseguirá manter o foco nos 2 .

Salve e Clique em Build, escolha o nome do jogo e o local e espere gerar.

Vá na pasta criada e execute o programa 2x, na tela de login marque 1 como servidor e clique em Entrar, depois que o jogo estiver iniciado clique em Entrar no segundo game aberto, observe que os 2 player estarão no jogo, cada qual com seu controle.

Não se preocupe se a animação dos 2 personagens e o nome não está funcionando, iremos tratar isto no próximo tutorial.

Até lá e Fiquem com deus!

96 Respostas

  1. Adolfho Cesar

    Nossa, gostei muito do tuto! muito bem explicado, so fiquei um pouco triste pq aqui quando eu abro os 2 eles não se mechem, n da para um ver o outro, nem ver o nome, nem ver o que o outro falou, mas aqui n deu erro no script algum…

    20/09/2011 às 1:42

    • Será que vc não esqueceu de adicionar o componente Network View?

      20/09/2011 às 2:43

      • Lucas Vieira

        Como edita o personagem ( roupa, corpo, etc) ?

        E como coloca para rodar na internet ?

        05/11/2011 às 18:53

  2. Emerson Muito Bom Mesmo ficou otimo so me diz uma coisa quando sai o proximo?

    20/09/2011 às 10:49

  3. Certo vlw Emerson o emerson vc pode me ajudar numa coisa?

    20/09/2011 às 12:13

  4. Adolfho Cesar

    Eu pus o network view.. só que eu conssegui ageita o problema do nome e da fala, mas no servidor quando eu abro o jogo n pega nd, nem animação nem nome nem fala

    tipo eu entro um com servidor e outro sem, ai o com o que eu entro com servidor controla os outros…

    20/09/2011 às 12:29

    • Por favor, verifique o script que deve ter algo errado no seu, o comando NetworkView.isMine no inicio do Update do script do personagem evita que ocorra este multiplo controle.

      20/09/2011 às 12:41

      • Adolfho Cesar

        Creio que em meu scrip n há o NetworkView.isMine pois como deu erro da última vez eu quis digitá-lo, pode ser que eu tenha esquecido.

        20/09/2011 às 12:53

      • Adolfho Cesar

        e não há nenhum problema quanto a versão do unity?

        20/09/2011 às 12:54

      • Adolfho Cesar

        e tem e é para deixar o personagem na tela de exibição?
        function Update() {

        if(!networkView.isMine)return;

        20/09/2011 às 12:55

    • Bom, não há nenhum problema com relação a versão, este comando tem que ter mesmo.Sobre a animação, vamos arrumar no próximo tutorial, é para ficar assim mesmo.

      20/09/2011 às 17:46

  5. o Emerson eu Quero Essas Duas Coisas

    1-Eu Quero duas Animações Quando Iniciar tipo duas fotos e possível fazer ?

    2- e Possível Colocar o Fundo da foto preto? na Inicialização ?

    20/09/2011 às 12:31

    • Sim, é só você importar a foto, na aba Object selecionar ela e ir em GameObject/Create Other/GUI Texture que sua imagem será colocada no game.
      Para a segunda pergunta se entendi bem faça o seguinte:Selecione a Main Camera e na janela Inspector selecione Solid Color na propriedade Clear Flags, depois escolha preto na propriedade Blackround.

      20/09/2011 às 12:44

  6. Adolfho Cesar

    e desculpa por tantas perguntas.. é que eu sempre fui muito loko para fazer um jogo rpg, e ainda por cima multyplayer online

    20/09/2011 às 13:12

  7. rafa2098@gmail.com

    Ficou Perfeito Emerson do Jeito que eu Queria (: vlw

    20/09/2011 às 13:36

  8. danifilth

    Muito bom o trem ta comessando a fica bom mais vo espera adianta mais porque eu comessei imbalado e nao tinha conteudo em lugar nenhum pramim dar seguimento nos estudos aguardando mais tutos e galera da valor nesse cara porque e so aqui que encina de graça abrax!!

    20/09/2011 às 19:38

  9. chicsabertor hugo

    Bom, no meu deu varios erros:
    http://imageshack.us/photo/my-images/10/semttulo4cpiaj.png/

    Deu varios erros principalmente na script de animelogo.js quando chama a tela mostralogin, tb, da erro, pode me ajudar?

    21/09/2011 às 0:30

    • Olá, no lugar de copiar o script tente digitá-lo, alguns browser dão erro ao copiar, copia coisas que não deveria.

      21/09/2011 às 20:42

  10. chicsabertor hugo

    Aki deu uns erros, o que poderia ser?

    21/09/2011 às 13:45

  11. o Emerson em qual aula vc vai encinar a colocar a senha e tals?

    22/09/2011 às 18:04

    • no final mostrarei como criar um banco de dados e gravar os dados lá.

      22/09/2011 às 19:54

  12. edson silva

    ae emerson so novo aki acabei de conhecer seu site atraves do youtube
    entao tenho algumas duvidas se vc vai ensinar ou nao!”
    1ºvc vai ensinar criar sistema de guild,pt
    2ºsistema de guerra entre guild e naçoes?
    3ºum sistema tipo de naçao
    pois quero criar um mmo dos cavaleiros do zodiacos
    e queria ter a opçao de meus players poderem escolher jogar
    entre 1 deuses(naçoes)

    22/09/2011 às 19:00

    • Olá Edson, estarei ensinando o básico apenas, não chegaremos a este ponto não, mas você poderá com o conhecimento adquirido tentar fazer o que você quer.

      22/09/2011 às 19:56

  13. edson silva

    ae responde outra pergunta
    quando vai posta a parte 5,mais oq vc vai ensinar
    e alias para esses sistemas q sitei a cima e com a
    linguagem C ou noo unity ja da pa faser isso?

    23/09/2011 às 2:56

    • No próximo farei para rodar a animação em todos os personagens e seus respectivos nomes.
      Para o banco tem 2 formas, uma usando o PlayerPrefab do Unity e outra PHP + classe WWW do javaScript do Unity, usaremos a PlayerPrefab do Unity mesmo.

      23/09/2011 às 15:01

  14. o Emerson se eu Crio um Personagem pelo Blender e Animo ele eu tenho que cortar a animação dele pelo unity?

    26/09/2011 às 15:42

    • É muito mais fácil cortar pelo Unity.

      26/09/2011 às 20:45

  15. O Emerson vc vai Encinar a Criar um Sistema de Path pra Baixar as Atualização quando disponivel ou isso não se faz pelo unity? se não for pelo unity e por qual programa?

    27/09/2011 às 11:28

  16. O Emerson vc vai encinar criar aquile sistema de path que faz pra baixar as novas atualizações ? ele e feito pelo unity? se não for por qual programa que faz?

    27/09/2011 às 12:48

    • Podemos fazer sim, o Unity não faz mas podemos fazer em Delphi.

      27/09/2011 às 20:08

  17. dyego

    emerson reis voce poderia criar um jogo no estilo age of mitology para jogar oline no unity web player ?

    27/09/2011 às 15:54

  18. vlw emerson era bem o que eu queria

    28/09/2011 às 17:30

  19. Junin

    em manin no proximo tuto da continuação ensima como fazer bixos e matar e ganhar level!

    01/10/2011 às 14:47

  20. Junior

    ermeson no proximo tudo ensina a colocar os monstros e quando matar os bixos upa level?

    01/10/2011 às 22:26

    • Farei um tutorial a parte mostrando o básico de criar inimigos.

      04/10/2011 às 19:11

  21. Raphael Oliveira

    Você poderia ensinar a fazer um Menu Vlww..

    03/10/2011 às 1:07

  22. emerson temcomo vc faser um tutorial ensenando a faser um jogo no estilo guitahero?
    iria mi ajudar muito cara vlw pela atenção.
    ae vc faz um otimotrabalho. veja ae um guitahero feito no unity para vc ter uma ideia:

    mio obrigado

    03/10/2011 às 17:09

    • Hum, vai ser difícil porque nunca joguei.

      04/10/2011 às 19:10

      • dyego

        mais iae vai encarar o desafio?

        04/10/2011 às 20:20

  23. Emerson sou novato aqui no site e gostaria de parabenliza-lo pela excelente iniciativa… Ah kra tu vai ensinar alguma coisa de Banco de Dados? É que tô querendo fazer um game com um banco de dados de perguntas e respostas, estilo Show do Milhão, e isso seria uma luz no fim do tunel.

    05/10/2011 às 0:41

    • Olá, vou sim!Mas de uma olhada na Classe WWW que você poderá intender como se comunicar com Mysql.
      Mas show do milhão seria mais fácil em Flash ou Delphi.

      05/10/2011 às 14:29

      • higor

        Gostei muito dos seus tutorias.Quando vc colocara a parte 5?

        25/05/2012 às 22:31

  24. otimo seus tutoriais.. quando sai a parte 5 ?

    aguardo ancioso

    Junior Maniusis

    06/10/2011 às 14:56

  25. emerson tem como vc faser uma video aula para criar um yu-gi-oh pelo unity
    aguardando sua resposta….

    08/10/2011 às 23:38

    • Olá, desculpe minha ignorância mas não sei o que é isto, digitei no google e apareceu um desenho japonês.

      14/10/2011 às 11:18

      • Rafael Augusto

        desculpe emerson ta entrando no assunto mas yugioh e um desenho japones que e um jogo de cartas aonde os jogadores tem um deck com 60 cartas ou diferente com cartas armadilhas magicas e mostros aonde tem com o destino um vencer o o outro cada um começa com 4000 mil pontos

        14/10/2011 às 23:42

  26. O Emerson 2 Perguntas

    Quando Sai a Parte 5?

    e quando vc cria um mapa tipo tem como criar uma ilha e deixar ela flutuar e pode colocar em cima o que quiser ?

    13/10/2011 às 12:59

    • Olá Rafael, fiquei um tempo parado por causa do trabalho, já estou fazendo a parte 5, daqui para frente é bem trabalhoso, sai logo.

      14/10/2011 às 11:19

  27. mas e o Cenario Emerson tem Como eu Criar tipo Uma Rocha Flutuante pra mim colcoar casa em cima e tals?

    14/10/2011 às 16:37

  28. Jony R. Lima

    Bom dia Emerson,

    Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Está sendo muito útil para mim.

    Obrigado!

    15/10/2011 às 12:28

  29. Rafael Augusto

    O Emerson eu Tava Prestando Atenção em um Detalhe Muito Importante e queria saber como arrumar

    Tipo quando eu coloco arvores ou predios casa e etc o personagem passa por dentro deles tem como fazer pra n poder passa?

    18/10/2011 às 15:23

    • portalunity

      ponha o conponente mech colider selecione uma parede do opredio va em conponente physics mesh colider …espero ter ajudado.

      19/10/2011 às 11:01

      • Rafael Augusto

        Cara me Passa seu msn?

        19/10/2011 às 21:39

      • Valeu pela ajuda!

        24/10/2011 às 18:38

  30. Você poderia liberar todo o projeto pra download? Segui todos os passos perfeitamente estava tudo bem ate o final. A camera trava e o personagem tb

    20/10/2011 às 1:26

    • Blz concegui ta perfeito. Mas tem algumas coisas tipo o personagem ele atravessa direto uma montanha o Y dele fica sempre estatico na posição setada pelo unity

      20/10/2011 às 11:29

    • Posso sim, assim que eu upar aviso.

      24/10/2011 às 18:37

  31. portalunity

    antoniomarcosdasilvasantos@hotmail.com

    20/10/2011 às 15:55

    • portalunity

      emersom tem como vc criar um script para deixar umgame oline tipo tem script q vc adiciona a camera icria um menu com o nome conectar, server disconectar ,,,,,toprecisando de um desses se vc poder min ajudar. eu agradesso

      30/10/2011 às 11:02

  32. Powells

    Nada ainda?

    29/10/2011 às 6:31

  33. Gabriel

    oi eu so novo aki no site e tava proucurando um tutorial sobre isso e finalmente encontrei 🙂 e queria saber vai ter mais ou menos quantos tutoriais

    02/11/2011 às 14:41

  34. Will Nerd Free Step

    oi eu sou novo aki vcs pode me ajuda: tem como coloca o persona… do programa Cinema 4D no Unity? o programa Cinema 4D criar pessoana real quais os melhores jogo. é eu queria sabe ser tem como criar o pessoa no programa Cinema 4D é coloca o programa Unity 3d?? me ajuda
    Email:williamdjxxt@hotmail.com
    Orkut: willnerdoficial@hotmail.com

    09/11/2011 às 14:11

  35. gabriel

    Emerson na hora de entra no jogo pede o login oque eu digito ?Por favor me ajude.Ja tentei de tudo.

    12/11/2011 às 12:17

  36. alan

    ei me ajuda emerson tem como responde minha pergunta que e tem como cria um jogo com propragandas (fechadas) de tela.

    se tiver faz uma video aula

    14/11/2011 às 13:59

  37. Emerson como boto som no unity?

    16/11/2011 às 10:35

  38. emerson pk vc parou ? cade a parte 5? tipo isso ja aprendi um poko tem como com mais urgencia vc fazer um video aula mostrando como faz um loader de path? sakas? pra sempre baixar a atualização como aqueles da level up que da pra colocar propagandas tem como?

    e outra tipo assim que terminar o jogo queria saber se podemos colocar ele aqui no seu site ja que foi por vc que eu aprendi a mecher no unity e por vc que to terminando meu jogo…… vlw emerson agradeço muito a vc deus que te abençoe

    16/11/2011 às 21:43

    • Olá,Infelizmenmte estou sem tempo, não parei mas tenho q arrumar tempo para terminar, sorry.

      17/11/2011 às 13:40

  39. Alan

    ei emerson quando sai o proximo video e como tu vai crar o server e com o smart fox?

    26/11/2011 às 22:35

    • pedro

      Emerson, eu estudo na FISK e gostaria que vc pdia fazer um fps sangrento

      07/12/2011 às 11:19

  40. dani filth

    Ola galera depois de meses de pesquisa em site americanos encontrei esse super cursso sobre unity ele encina passo a passo a criar um mmrpg deis da modelagem animaçao criaçao de cenarios e muito mais de qualidade esse cursso esta hospedado via torrent tem 14 gb de aulas dividido em 3 partes espero que gostem
    meu msn e dani_filth_fly@hotmail.com

    Acessem o site e baixem: http://playbackssuberbia.blogspot.com/2011/12/criando-rpg-passo-passo-inedito.html

    04/12/2011 às 18:08

  41. Fabricio

    fera…posta videos com as aprte 2, 3 e 4.muito bom os videos eh q eu sou lerdo pra entender textos..xD
    mas ta te parabens…cuntinua assim fera valeu!!!!!

    06/12/2011 às 23:36

  42. killer

    ae emerson estava pensando eu juntar uns 3 e fazer uma equipe pra mintar um jogo

    08/12/2011 às 17:15

  43. killer

    ops digitei errado estava pensando em montar um jogo com uma equipe de 3 a 4 pessoas .claro com vc no comando

    08/12/2011 às 17:17

  44. alyson costa

    Ola emerson , eu tive um problema com o personagem eu postei ate um comentario no 1º tuto eu não consigo recortar ele acho que é porque meu plano unity é free e nao 30 dias por favor responde ai

    08/12/2011 às 19:31

  45. dani filth

    cade os tutoriais que passei pra galera nao deixo ninguem ver so por egoismo hem depois fala que e crente tu e um fanfarrao

    10/12/2011 às 0:52

    • Olha direito ai antes de acusar, seu post esta ai, só não liberei pq não tive tempo de conferir se eram verdadeiros ou não.

      13/12/2011 às 16:26

  46. o Emerson por que vc paro com o Tutorial de Como Criar o Jogo MMORPG??

    nao para nao mano acontinua

    12/01/2012 às 23:36

  47. Teteus

    Emerson, tem como colocar isso tudo que você ensinou acima num jogo FPS? (feito pelo unity)
    Se tem, por favor me ensine! Obrigado! 😀

    15/01/2012 às 0:28

  48. Matheus

    Ou pow faz agora um tutorial de Realm Crafter e uma engine bem melhor pra fazer mmorpg por favor faz ai 😀

    MSN:matheus_xd258@hotmail.com

    03/02/2012 às 2:36

  49. Koe manin , eu to desde ontem procurando coisa assim … , eu num sabia criar um personagem no blender , eu procurei na net Personagem para o Unity , mas num achei , ai me deu vontade de ver seu video ( dei joinha e sou mais 1 escrito no seu canal ) , eu aprendi só até agora como por personagem e fazer a camera seguir ( aprendi usa JavaScript ) , mas eu to com um probleminha aqui no seu blog ta diferente do youtube !

    aquie você não ensinou a animação , olha o meu personagem ja ta andando mas ele não se meche , ele fica com os braços levantados e com as pernas juntas … quando ele passa por morrinhos ele entra de baixo da terra e cotinua indo … tipo agora tu ta se perguntando , por que você ( eu ) não seguiu os passos como o video ?

    é por que eu clicko em meu ‘personagem’ (‘personagem’ = char) (em Hierarchy) ai click em Default Take ( em Insperctor ) , ai clicko em Default Take ( em Project ) , mas em Inspector não abre oque deveria abrir na como na sua video aula ‘-’

    aparecer assim :

    Inspector

    ↓ Defalt Take (Animation C
    Compressed [ ]

    Sample Rate 25

    Wrap Mode Defalt

    ↓ Bounds
    ↓ Center
    X 0
    Y 0
    Z 0

    ↓ Extent
    X 0
    Y 0
    Z 0

    ————————————- Me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ————————

    03/02/2012 às 22:38

  50. Matheus

    Emerson, continua com os tutoriais, você está ajudando muita gente, com muito interesse em ingressar nessa área, conhecimento e sempre bem vindo, e você dá aula de uma maneira muito divertida que cativa quem está assistindo, parabéns e espero ansiosamente pelas próximas aulas!!

    07/03/2012 às 11:43

  51. Gustavo Borges

    caraaaaaaaaaaakaa muitto obrigaddo caraaa isso e muito raro de se axhar tutorial de como criar um MMORPG com banco de dados nao vejo a hora de sair a part 5 cara voce e de mais ‘-‘, aaah vc tem msn ?

    19/03/2012 às 19:38

  52. Estou fazendo a versão parte 5, fiquem de olho…

    19/03/2012 às 19:40

    • Leonardo

      tem como fazer jogo de luta em mmorpg?

      obs.:Para passar de level selecionar sala etc…

      27/05/2012 às 14:26

  53. _gstv_

    qnd terminar pode colokar seu jogo como exemplo para os outros???
    seria show u.u

    23/03/2012 às 17:09

  54. Mateus

    Muito obrigado pelo tuto Emerson.

    Gostaria que vc me dissesse o que precisaria fazer pra criar um jogo mmorpg de animes estilo naruto, como eu faria pra colocar os cenarios de desenhos.

    Vlw

    23/03/2012 às 17:31

  55. ermeso tem como vc me mandar o link do personagem do mmorpg (tutorial que vc fez) porfavo iria me ajudar bastante. Seus tutoriais estao otimos vlw

    28/04/2012 às 22:38

  56. arsolid

    Muito bom só que voce parou de fazer esses tutorias tava ficando muito legal o mmorpg!

    07/05/2012 às 3:37

  57. Manow Um Problem…”Could not preload global game manager #0″…
    Nao Abre o Exe…

    05/07/2012 às 19:40

  58. Wesley

    Cara parabens pelo seu tutorial, estou esperando ansioso a proxima parte do tuto:) NAO PARA DE FAZER NAO PF(y)

    08/02/2013 às 21:25

  59. Cinthia Santos

    Emerson reiz. O primeiro sim, conseguir por o chat e a lista de servidores, agora o segundo não conseguir por,toda vez que eu dava um pley não aparecia a nada para logar
    Vc sabe pq isso acontece /!!!!!!! por favor responda

    04/08/2013 às 0:32

  60. Igor Nogueira

    Bora dar continuidade Emerson
    Tava mt bom

    01/06/2018 às 22:39

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