Criando jogo MMORPG – Parte 4
Parte 4 Multiplayer.
Criando o Servidor/Cliente
Vamos agora começar a colocar nosso jogo como Multiplayer, faremos o mesmo jogo como sendo Servidor e Cliente, vamos lá.
Abra a cena da Abertura, vá à aba Project e de 2 cliques no script animaLogo.
Apague todo o conteúdo do arquivo e coloque este código.
//Anima logo - Emerson Reis //Variavel que diz para o script quando mostrar a tela de login private var mostraLogin:boolean = false; function Start () { //coloca a imagem como alpha 0 gameObject.GetComponent(GUITexture).color.a = 0; //chama a animação anime(gameObject.GetComponent(GUITexture)); } function anime(gt:GUITexture){ //Faz efeito de alpha para aparecer while(gt.color.a < .5){ gt.color.a+=0.01; yield WaitForSeconds(0.1); } //Espera 2 segundos yield WaitForSeconds(2); //faz efeito de alpha para desaparecer while(gt.color.a > 0){ gt.color.a-=0.01; yield WaitForSeconds(0.1); } //libera para mostrar a tela de login mostraLogin = true; } private var nome : String = "digite seu nome aqui"; private var Eservidor = false; function OnGUI () { //caso não seja hora de mostrar sai if(!mostraLogin)return; //cria uma área no centro da tela GUI.BeginGroup(Rect(Screen.width/2-75,Screen.height/2-50,150,150)); //cria um quadrado preto GUI.Box(Rect(0,0,150,150),"Login"); //crua um layout vertical GUILayout.BeginVertical(); GUILayout.Label(""); //escreve o textio nome GUILayout.Label("Nome"); //caixa de texto nome = GUILayout.TextField(nome); //Cria o campo para definir se é Servidor Eservidor = GUILayout.Toggle(Eservidor,"Servidor"); GUILayout.EndVertical(); //coloca os dados na horizontal GUILayout.BeginHorizontal(); //Aqui carrega a próxima cena if(GUILayout.Button("Entrar")){ //grava na memoria o nome do jogador PlayerPrefs.SetString("nome_jogador",nome); //Grava se é servidor ou não PlayerPrefs.SetString("eServidor","não"); if(Eservidor){ PlayerPrefs.SetString("eServidor","sim"); } //carrega a cena, escreva aqui o nome que vc salvou a cena anterior, feita no tutorial anterior, no meu caso cena1 Application.LoadLevel("cena1"); }; //fecha o jogo if(GUILayout.Button("Sair")){ Application.Quit(); }; GUILayout.EndHorizontal(); GUI.EndGroup(); }
Salve e volte para o Unity, teste e veja que aparece um checkbox Servidor, caso ele esteja selecionado o PC será o servidor.
Salve tudo e volte para a cena do jogo.
Crie um novo JavaScript e renomei-o para multiplayer.
Clique 2x para editar e insira o seguinte código.
var ip:String = "127.0.0.1"; var porta:int = 777; var player_Pref : GameObject; function Start () { if(PlayerPrefs.GetString("eServidor") == "sim"){ //Aqui iniciamos o servidor para no máximo 10 conexões na porta 777 Network.InitializeServer(10,porta); } else{ //Conecta como cliente Network.Connect(ip,porta); } } function OnPlayerConnected (player : NetworkPlayer) { //Mostra q conectou print("Jogador "+player.externalIP+" conectado"); } function OnConnectedToServer () { //Parametros:GameObject do Jogador, posição inicial no mapa,rotação inicial e grupo 0:Servidor,1:Player var eu = Network.Instantiate(player_Pref, Vector3(938,1,113),Quaternion.identity,1); //Manda a camera seguir GetComponent("SmoothFollow").target = eu.transform; } function OnServerInitialized () { //Parametros:GameObject do Jogador, posição inicial no mapa,rotação inicial e grupo 0:Servidor,1:Player var eu = Network.Instantiate(player_Pref, Vector3(938,1,113),Quaternion.identity,0); //anda a camera seguir GetComponent("SmoothFollow").target = eu.transform; }
Selecione a Camerana Janela Hierarchy e arraste o script criado para ele.
Vamos agora criar nosso Prefab do personagem:
Na janela Hierarchy selecione o Pesonagem e adicione o Componente Network View.
Agora vá para a Janela Object e crie um novo Prefab(clique com o botão direito do mouse e vá em Create-Prefab.
Renomeio para Personagem.
Arraste o Personagem da Janela Hierarchy para o Personagem Prefab que criamos na janela Project.
Pronto, Prefab criado, agora apague o Personagem da janela Hierarchy, ele será criado em tempo de execução daqui para frente.
Selecione a Camera na janela Hierarchy e arraste o Prefab criado para o campo Player_Pref.
Agora abra o script personagem e inclua o seguinte comando na função Update.
//Evita duplo controle if(!networkView.isMine)return;
para facilitar vou colocar todo o script Personagem novamente abaixo:
//****Variaveis**** //Velocidade de movimentaçãp var vel:int; //Componente de animação var Animacao : Animation; //Clipes de animação var clipes:AnimationClip[]; var nome:String; //Guarda se ja foi clicado private var clicado:boolean = false; private var seta : GameObject; function Start(){ seta=GameObject.CreatePrimitive(PrimitiveType.Cube); seta.transform.position = Vector3(0, 0, 0); //Usar o nome escolhido na tela de apresentação nome = PlayerPrefs.GetString("nome_jogador"); //seta.addComponent(Rigidbody); } //Função UPDATE function Update() { //Evita duplo controle if(!networkView.isMine)return; //if(!seta)return; //se clicou com botão direito do mouse if(Input.GetKeyDown(KeyCode.Mouse0)) { //Cria um plano com a posição do personagem var playerPlane = new Plane(Vector3.up, transform.position); //Desenha um ponto entre o personagem e o local clicado var ray = Camera.main.ScreenPointToRay (Input.mousePosition); var hitdist = 0.0; //Seta que foi clicado clicado = true; //Verifica se pode se mover e traça o caminho if (playerPlane.Raycast (ray, hitdist)) { //Pega pos clicada var targetPoint = ray.GetPoint(hitdist); //pega a rotação targetPosition = ray.GetPoint(hitdist); var targetRotation = Quaternion.LookRotation(targetPoint - transform.position); //seta.rigidbody.velocity = Vector3.zero; seta.transform.position = Vector3(targetPosition.x,targetPosition.y,targetPosition.z ); //Ajusta rotação do personagem transform.rotation = targetRotation; } } //Caso o personagem não esteja no ponto clicado ele anda até lá //print((transform.position - seta.position).magnitude); if((transform.position - seta.transform.position).magnitude > 2){ transform.Translate(Vector3.forward * ( Time.deltaTime * vel)); //seta animação dele andando Animacao.clip = clipes[1]; Animacao.Play(); }else{ //seta animação dele parado Animacao.clip = clipes[0]; Animacao.Play(); } } //*****tutorial 3 private var texto:String; private var textoTemp:String; private var falando = false; function OnGUI () { if(!falando) textoTemp = GUI.TextArea(Rect(0,0,200,30),textoTemp); var posicao = Camera.main.WorldToScreenPoint (transform.position); GUI.color = Color.red; GUI.Label(new Rect(posicao.x-50,posicao.y-220,300,30),nome+texto); } function FixedUpdate(){ if(Input.GetKeyUp(KeyCode.Return) ){ if(textoTemp == ""){ falando = false; }else{ fala(); } } } function fala(){ falando = true; texto ="-" + textoTemp; textoTemp = ""; yield WaitForSeconds(5); texto = ""; falando = false; }
Salve tudo e vamos agora testar.
Como é um projeto multiplayer vc precisará executar 2 instancias do jogo, uma como servidor e outra como Cliente,vamos gerar o projeto.
Vá em File/Build Settings
Em Scenes in Build adicione as 2 cenas (arraste as cenas para esta janela) sendo a primeira a da abertura.
Selecione PC and Mac… em Plataform.
Clique em Player Settings e na janela Inspector marque a caixa Run in Blackround, isto fara com que o jogo não pause quando perder o foco, afinal vc não conseguirá manter o foco nos 2 .
Salve e Clique em Build, escolha o nome do jogo e o local e espere gerar.
Vá na pasta criada e execute o programa 2x, na tela de login marque 1 como servidor e clique em Entrar, depois que o jogo estiver iniciado clique em Entrar no segundo game aberto, observe que os 2 player estarão no jogo, cada qual com seu controle.
Não se preocupe se a animação dos 2 personagens e o nome não está funcionando, iremos tratar isto no próximo tutorial.
Até lá e Fiquem com deus!
Nossa, gostei muito do tuto! muito bem explicado, so fiquei um pouco triste pq aqui quando eu abro os 2 eles não se mechem, n da para um ver o outro, nem ver o nome, nem ver o que o outro falou, mas aqui n deu erro no script algum…
20/09/2011 às 1:42
Será que vc não esqueceu de adicionar o componente Network View?
20/09/2011 às 2:43
Como edita o personagem ( roupa, corpo, etc) ?
E como coloca para rodar na internet ?
05/11/2011 às 18:53
Emerson Muito Bom Mesmo ficou otimo so me diz uma coisa quando sai o proximo?
20/09/2011 às 10:49
Opa, estou fazendo…
20/09/2011 às 11:20
Certo vlw Emerson o emerson vc pode me ajudar numa coisa?
20/09/2011 às 12:13
Eu pus o network view.. só que eu conssegui ageita o problema do nome e da fala, mas no servidor quando eu abro o jogo n pega nd, nem animação nem nome nem fala
tipo eu entro um com servidor e outro sem, ai o com o que eu entro com servidor controla os outros…
20/09/2011 às 12:29
Por favor, verifique o script que deve ter algo errado no seu, o comando NetworkView.isMine no inicio do Update do script do personagem evita que ocorra este multiplo controle.
20/09/2011 às 12:41
Creio que em meu scrip n há o NetworkView.isMine pois como deu erro da última vez eu quis digitá-lo, pode ser que eu tenha esquecido.
20/09/2011 às 12:53
e não há nenhum problema quanto a versão do unity?
20/09/2011 às 12:54
e tem e é para deixar o personagem na tela de exibição?
function Update() {
if(!networkView.isMine)return;
20/09/2011 às 12:55
Bom, não há nenhum problema com relação a versão, este comando tem que ter mesmo.Sobre a animação, vamos arrumar no próximo tutorial, é para ficar assim mesmo.
20/09/2011 às 17:46
o Emerson eu Quero Essas Duas Coisas
1-Eu Quero duas Animações Quando Iniciar tipo duas fotos e possível fazer ?
2- e Possível Colocar o Fundo da foto preto? na Inicialização ?
20/09/2011 às 12:31
Sim, é só você importar a foto, na aba Object selecionar ela e ir em GameObject/Create Other/GUI Texture que sua imagem será colocada no game.
Para a segunda pergunta se entendi bem faça o seguinte:Selecione a Main Camera e na janela Inspector selecione Solid Color na propriedade Clear Flags, depois escolha preto na propriedade Blackround.
20/09/2011 às 12:44
e desculpa por tantas perguntas.. é que eu sempre fui muito loko para fazer um jogo rpg, e ainda por cima multyplayer online
20/09/2011 às 13:12
Ficou Perfeito Emerson do Jeito que eu Queria (: vlw
20/09/2011 às 13:36
Muito bom o trem ta comessando a fica bom mais vo espera adianta mais porque eu comessei imbalado e nao tinha conteudo em lugar nenhum pramim dar seguimento nos estudos aguardando mais tutos e galera da valor nesse cara porque e so aqui que encina de graça abrax!!
20/09/2011 às 19:38
Bom, no meu deu varios erros:
http://imageshack.us/photo/my-images/10/semttulo4cpiaj.png/
Deu varios erros principalmente na script de animelogo.js quando chama a tela mostralogin, tb, da erro, pode me ajudar?
21/09/2011 às 0:30
Olá, no lugar de copiar o script tente digitá-lo, alguns browser dão erro ao copiar, copia coisas que não deveria.
21/09/2011 às 20:42
Aki deu uns erros, o que poderia ser?
21/09/2011 às 13:45
o Emerson em qual aula vc vai encinar a colocar a senha e tals?
22/09/2011 às 18:04
no final mostrarei como criar um banco de dados e gravar os dados lá.
22/09/2011 às 19:54
ae emerson so novo aki acabei de conhecer seu site atraves do youtube
entao tenho algumas duvidas se vc vai ensinar ou nao!”
1ºvc vai ensinar criar sistema de guild,pt
2ºsistema de guerra entre guild e naçoes?
3ºum sistema tipo de naçao
pois quero criar um mmo dos cavaleiros do zodiacos
e queria ter a opçao de meus players poderem escolher jogar
entre 1 deuses(naçoes)
22/09/2011 às 19:00
Olá Edson, estarei ensinando o básico apenas, não chegaremos a este ponto não, mas você poderá com o conhecimento adquirido tentar fazer o que você quer.
22/09/2011 às 19:56
ae responde outra pergunta
quando vai posta a parte 5,mais oq vc vai ensinar
e alias para esses sistemas q sitei a cima e com a
linguagem C ou noo unity ja da pa faser isso?
23/09/2011 às 2:56
No próximo farei para rodar a animação em todos os personagens e seus respectivos nomes.
Para o banco tem 2 formas, uma usando o PlayerPrefab do Unity e outra PHP + classe WWW do javaScript do Unity, usaremos a PlayerPrefab do Unity mesmo.
23/09/2011 às 15:01
o Emerson se eu Crio um Personagem pelo Blender e Animo ele eu tenho que cortar a animação dele pelo unity?
26/09/2011 às 15:42
É muito mais fácil cortar pelo Unity.
26/09/2011 às 20:45
O Emerson vc vai Encinar a Criar um Sistema de Path pra Baixar as Atualização quando disponivel ou isso não se faz pelo unity? se não for pelo unity e por qual programa?
27/09/2011 às 11:28
O Emerson vc vai encinar criar aquile sistema de path que faz pra baixar as novas atualizações ? ele e feito pelo unity? se não for por qual programa que faz?
27/09/2011 às 12:48
Podemos fazer sim, o Unity não faz mas podemos fazer em Delphi.
27/09/2011 às 20:08
bll vlw emerson ^^
28/09/2011 às 14:10
emerson reis voce poderia criar um jogo no estilo age of mitology para jogar oline no unity web player ?
27/09/2011 às 15:54
Olá, se tiver uma equipe, talvez.
27/09/2011 às 20:08
vlw emerson era bem o que eu queria
28/09/2011 às 17:30
em manin no proximo tuto da continuação ensima como fazer bixos e matar e ganhar level!
01/10/2011 às 14:47
ermeson no proximo tudo ensina a colocar os monstros e quando matar os bixos upa level?
01/10/2011 às 22:26
Farei um tutorial a parte mostrando o básico de criar inimigos.
04/10/2011 às 19:11
Você poderia ensinar a fazer um Menu Vlww..
03/10/2011 às 1:07
Em breve!
04/10/2011 às 19:10
emerson temcomo vc faser um tutorial ensenando a faser um jogo no estilo guitahero?
iria mi ajudar muito cara vlw pela atenção.
ae vc faz um otimotrabalho. veja ae um guitahero feito no unity para vc ter uma ideia:
mio obrigado
03/10/2011 às 17:09
Hum, vai ser difícil porque nunca joguei.
04/10/2011 às 19:10
mais iae vai encarar o desafio?
04/10/2011 às 20:20
Emerson sou novato aqui no site e gostaria de parabenliza-lo pela excelente iniciativa… Ah kra tu vai ensinar alguma coisa de Banco de Dados? É que tô querendo fazer um game com um banco de dados de perguntas e respostas, estilo Show do Milhão, e isso seria uma luz no fim do tunel.
05/10/2011 às 0:41
Olá, vou sim!Mas de uma olhada na Classe WWW que você poderá intender como se comunicar com Mysql.
Mas show do milhão seria mais fácil em Flash ou Delphi.
05/10/2011 às 14:29
Gostei muito dos seus tutorias.Quando vc colocara a parte 5?
25/05/2012 às 22:31
otimo seus tutoriais.. quando sai a parte 5 ?
aguardo ancioso
Junior Maniusis
06/10/2011 às 14:56
emerson tem como vc faser uma video aula para criar um yu-gi-oh pelo unity
aguardando sua resposta….
08/10/2011 às 23:38
Olá, desculpe minha ignorância mas não sei o que é isto, digitei no google e apareceu um desenho japonês.
14/10/2011 às 11:18
desculpe emerson ta entrando no assunto mas yugioh e um desenho japones que e um jogo de cartas aonde os jogadores tem um deck com 60 cartas ou diferente com cartas armadilhas magicas e mostros aonde tem com o destino um vencer o o outro cada um começa com 4000 mil pontos
14/10/2011 às 23:42
O Emerson 2 Perguntas
Quando Sai a Parte 5?
e quando vc cria um mapa tipo tem como criar uma ilha e deixar ela flutuar e pode colocar em cima o que quiser ?
13/10/2011 às 12:59
Olá Rafael, fiquei um tempo parado por causa do trabalho, já estou fazendo a parte 5, daqui para frente é bem trabalhoso, sai logo.
14/10/2011 às 11:19
mas e o Cenario Emerson tem Como eu Criar tipo Uma Rocha Flutuante pra mim colcoar casa em cima e tals?
14/10/2011 às 16:37
Bom dia Emerson,
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Está sendo muito útil para mim.
Obrigado!
15/10/2011 às 12:28
O Emerson eu Tava Prestando Atenção em um Detalhe Muito Importante e queria saber como arrumar
Tipo quando eu coloco arvores ou predios casa e etc o personagem passa por dentro deles tem como fazer pra n poder passa?
18/10/2011 às 15:23
ponha o conponente mech colider selecione uma parede do opredio va em conponente physics mesh colider …espero ter ajudado.
19/10/2011 às 11:01
Cara me Passa seu msn?
19/10/2011 às 21:39
Valeu pela ajuda!
24/10/2011 às 18:38
Você poderia liberar todo o projeto pra download? Segui todos os passos perfeitamente estava tudo bem ate o final. A camera trava e o personagem tb
20/10/2011 às 1:26
Blz concegui ta perfeito. Mas tem algumas coisas tipo o personagem ele atravessa direto uma montanha o Y dele fica sempre estatico na posição setada pelo unity
20/10/2011 às 11:29
Posso sim, assim que eu upar aviso.
24/10/2011 às 18:37
antoniomarcosdasilvasantos@hotmail.com
20/10/2011 às 15:55
emersom tem como vc criar um script para deixar umgame oline tipo tem script q vc adiciona a camera icria um menu com o nome conectar, server disconectar ,,,,,toprecisando de um desses se vc poder min ajudar. eu agradesso
30/10/2011 às 11:02
Nada ainda?
29/10/2011 às 6:31
oi eu so novo aki no site e tava proucurando um tutorial sobre isso e finalmente encontrei 🙂 e queria saber vai ter mais ou menos quantos tutoriais
02/11/2011 às 14:41
oi eu sou novo aki vcs pode me ajuda: tem como coloca o persona… do programa Cinema 4D no Unity? o programa Cinema 4D criar pessoana real quais os melhores jogo. é eu queria sabe ser tem como criar o pessoa no programa Cinema 4D é coloca o programa Unity 3d?? me ajuda
Email:williamdjxxt@hotmail.com
Orkut: willnerdoficial@hotmail.com
09/11/2011 às 14:11
Emerson na hora de entra no jogo pede o login oque eu digito ?Por favor me ajude.Ja tentei de tudo.
12/11/2011 às 12:17
ei me ajuda emerson tem como responde minha pergunta que e tem como cria um jogo com propragandas (fechadas) de tela.
se tiver faz uma video aula
14/11/2011 às 13:59
Emerson como boto som no unity?
16/11/2011 às 10:35
emerson pk vc parou ? cade a parte 5? tipo isso ja aprendi um poko tem como com mais urgencia vc fazer um video aula mostrando como faz um loader de path? sakas? pra sempre baixar a atualização como aqueles da level up que da pra colocar propagandas tem como?
e outra tipo assim que terminar o jogo queria saber se podemos colocar ele aqui no seu site ja que foi por vc que eu aprendi a mecher no unity e por vc que to terminando meu jogo…… vlw emerson agradeço muito a vc deus que te abençoe
16/11/2011 às 21:43
Olá,Infelizmenmte estou sem tempo, não parei mas tenho q arrumar tempo para terminar, sorry.
17/11/2011 às 13:40
ei emerson quando sai o proximo video e como tu vai crar o server e com o smart fox?
26/11/2011 às 22:35
Emerson, eu estudo na FISK e gostaria que vc pdia fazer um fps sangrento
07/12/2011 às 11:19
Ola galera depois de meses de pesquisa em site americanos encontrei esse super cursso sobre unity ele encina passo a passo a criar um mmrpg deis da modelagem animaçao criaçao de cenarios e muito mais de qualidade esse cursso esta hospedado via torrent tem 14 gb de aulas dividido em 3 partes espero que gostem
meu msn e dani_filth_fly@hotmail.com
Acessem o site e baixem: http://playbackssuberbia.blogspot.com/2011/12/criando-rpg-passo-passo-inedito.html
04/12/2011 às 18:08
fera…posta videos com as aprte 2, 3 e 4.muito bom os videos eh q eu sou lerdo pra entender textos..xD
mas ta te parabens…cuntinua assim fera valeu!!!!!
06/12/2011 às 23:36
ae emerson estava pensando eu juntar uns 3 e fazer uma equipe pra mintar um jogo
08/12/2011 às 17:15
ops digitei errado estava pensando em montar um jogo com uma equipe de 3 a 4 pessoas .claro com vc no comando
08/12/2011 às 17:17
Ola emerson , eu tive um problema com o personagem eu postei ate um comentario no 1º tuto eu não consigo recortar ele acho que é porque meu plano unity é free e nao 30 dias por favor responde ai
08/12/2011 às 19:31
cade os tutoriais que passei pra galera nao deixo ninguem ver so por egoismo hem depois fala que e crente tu e um fanfarrao
10/12/2011 às 0:52
Olha direito ai antes de acusar, seu post esta ai, só não liberei pq não tive tempo de conferir se eram verdadeiros ou não.
13/12/2011 às 16:26
o Emerson por que vc paro com o Tutorial de Como Criar o Jogo MMORPG??
nao para nao mano acontinua
12/01/2012 às 23:36
Emerson, tem como colocar isso tudo que você ensinou acima num jogo FPS? (feito pelo unity)
Se tem, por favor me ensine! Obrigado! 😀
15/01/2012 às 0:28
Ou pow faz agora um tutorial de Realm Crafter e uma engine bem melhor pra fazer mmorpg por favor faz ai 😀
MSN:matheus_xd258@hotmail.com
03/02/2012 às 2:36
Koe manin , eu to desde ontem procurando coisa assim … , eu num sabia criar um personagem no blender , eu procurei na net Personagem para o Unity , mas num achei , ai me deu vontade de ver seu video ( dei joinha e sou mais 1 escrito no seu canal ) , eu aprendi só até agora como por personagem e fazer a camera seguir ( aprendi usa JavaScript ) , mas eu to com um probleminha aqui no seu blog ta diferente do youtube !
aquie você não ensinou a animação , olha o meu personagem ja ta andando mas ele não se meche , ele fica com os braços levantados e com as pernas juntas … quando ele passa por morrinhos ele entra de baixo da terra e cotinua indo … tipo agora tu ta se perguntando , por que você ( eu ) não seguiu os passos como o video ?
é por que eu clicko em meu ‘personagem’ (‘personagem’ = char) (em Hierarchy) ai click em Default Take ( em Insperctor ) , ai clicko em Default Take ( em Project ) , mas em Inspector não abre oque deveria abrir na como na sua video aula ‘-’
aparecer assim :
Inspector
↓ Defalt Take (Animation C
Compressed [ ]
Sample Rate 25
Wrap Mode Defalt
↓ Bounds
↓ Center
X 0
Y 0
Z 0
↓ Extent
X 0
Y 0
Z 0
————————————- Me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ————————
03/02/2012 às 22:38
Emerson, continua com os tutoriais, você está ajudando muita gente, com muito interesse em ingressar nessa área, conhecimento e sempre bem vindo, e você dá aula de uma maneira muito divertida que cativa quem está assistindo, parabéns e espero ansiosamente pelas próximas aulas!!
07/03/2012 às 11:43
caraaaaaaaaaaakaa muitto obrigaddo caraaa isso e muito raro de se axhar tutorial de como criar um MMORPG com banco de dados nao vejo a hora de sair a part 5 cara voce e de mais ‘-‘, aaah vc tem msn ?
19/03/2012 às 19:38
Estou fazendo a versão parte 5, fiquem de olho…
19/03/2012 às 19:40
tem como fazer jogo de luta em mmorpg?
obs.:Para passar de level selecionar sala etc…
27/05/2012 às 14:26
qnd terminar pode colokar seu jogo como exemplo para os outros???
seria show u.u
23/03/2012 às 17:09
Muito obrigado pelo tuto Emerson.
Gostaria que vc me dissesse o que precisaria fazer pra criar um jogo mmorpg de animes estilo naruto, como eu faria pra colocar os cenarios de desenhos.
Vlw
23/03/2012 às 17:31
ermeso tem como vc me mandar o link do personagem do mmorpg (tutorial que vc fez) porfavo iria me ajudar bastante. Seus tutoriais estao otimos vlw
28/04/2012 às 22:38
Muito bom só que voce parou de fazer esses tutorias tava ficando muito legal o mmorpg!
07/05/2012 às 3:37
Manow Um Problem…”Could not preload global game manager #0″…
Nao Abre o Exe…
05/07/2012 às 19:40
Cara parabens pelo seu tutorial, estou esperando ansioso a proxima parte do tuto:) NAO PARA DE FAZER NAO PF(y)
08/02/2013 às 21:25
Emerson reiz. O primeiro sim, conseguir por o chat e a lista de servidores, agora o segundo não conseguir por,toda vez que eu dava um pley não aparecia a nada para logar
Vc sabe pq isso acontece /!!!!!!! por favor responda
04/08/2013 às 0:32
Bora dar continuidade Emerson
Tava mt bom
01/06/2018 às 22:39